O que é leasing e qual é sua atuação no mercado

Saiba mais sobre o que é leasing e como essa modalidade funciona no mercado imobiliário brasileiro


Ao procurar as melhores opções para comprar um imóvel, especialmente os bens comerciais, é comum se deparar com um termo chamado leasing. Eis que surge a questão: o que é leasing? Saiba mais sobre essa modalidade de compra neste texto da Melhortaxa!

Também conhecido como arrendamento mercantil, o leasing é a forma pela qual algumas pessoas costumam comprar bens e automóveis. Ele funciona como uma espécie de contrato de locação, no qual a pessoa usufrui do bem e pode, ao final do prazo acertado no contrato, optar pela compra ou não do item. 

O que é leasing?  

Devido a algumas semelhanças, é muito comum confundir o leasing com o financiamento, porém as duas operações são bem diferentes. No leasing, a instituição compra o imóvel e você paga um aluguel para ela, usufruindo dele pelo tempo determinado em contrato. 

No final do período, você pode renovar o acordo, permanecendo no imóvel e pagando o aluguel novamente, ou pode escolher comprá-lo da instituição financeira. Uma das vantagens do leasing é que, por ser uma espécie de aluguel, tributos comuns de um financiamento, como o IOF, por exemplo, não são cobrados. 

Já o financiamento funciona com a compra do imóvel, com os recursos da instituição financeira. Ela será a proprietária do bem e deverá receber do contratante do financiamento os valores que foram pagos por ela pela residência. Geralmente, o pagamento é dividido em parcelas mensais ao longo de 30 ou 35 anos. 

Por não possibilitar a compra de residências, o leasing é comumente usado para a aquisição de imóveis comerciais, automóveis e maquinário, dando um tempo menor para pagar, assim como mais facilidade de negociação com a instituição dona do bem.  Mas afinal, como o leasing funciona? Conheça alguns tipos dele abaixo.  


Tipos de leasing

Pela possibilidade de ser aplicado em diversas situações que envolvem imóveis, automóveis, equipamentos e outros ativos, existem vários tipos de leasing. Saiba mais sobre as diferentes categorias do arrendamento mercantil e suas principais características. 

Leasing financeiro

O leasing financeiro é usado para arrendar equipamentos ou produtos industriais solicitados por empresas. Nele, o contratante tem a real intenção de ficar com o item após o término do contrato, e para tal deve pagar o aluguel do bem em dia, assim como quitar o valor restante por ele ao final do contrato.  

Nessa modalidade de leasing, o contratante arca com as despesas de manutenção, assistência técnica e demais ônus que o equipamento possa proporcionar durante os anos de aluguel. O tempo do contrato é baseado na vida útil do produto ou equipamento, e o descumprimento de suas condições causa punições severas.

Leasing operacional

Diferentemente do que acontece no financeiro, no leasing operacional o contratante não tem reais intenções de adquirir o bem que foi arrendado, seja um imóvel comercial, equipamento ou maquinário. Essa vontade é expressa de forma clara no contrato feito com a empresa que cede o bem para o uso.   

 Leasing de veículos 

O leasing de veículos tem em seu foco, como o nome sugere, o arrendamento de automóveis. Semelhante aos modelos de ativos imobiliários ou de produtos, o contratante escolhe o veículo que gostaria e que está disponível através da empresa arrendadora. 

Depois disso, o contrato de locação e pagamento de parcelas é feito, e o pagamento é iniciado. Ao término das parcelas, o contratante pode optar pela compra do automóvel, tendo que pagar o valor restante para poder adquirir o bem efetivamente. 

Financiamento como opção para compra

Depois de saber o que é leasing e que ele não possibilita a compra de residências, vale lembrar que ele é mais interessante para empresários conseguirem bens ou equipamentos para sua empresa de forma menos burocrática. No entanto, se as condições do contrato não forem cumpridas, multas caras podem ser aplicadas. 

Mesmo não sendo possível comprar imóveis residenciais, algumas movimentações recentes podem mudar esse cenário. Segundo informações do Estado de S. Paulo, o Governo estuda lançar um programa de leasing para famílias de baixa renda adquirirem seus imóveis de forma mais barata que o financiamento.

Enquanto essas mudanças não se concretizam, você pode comprar um imóvel por meio do financiamento, que atualmente é uma das opções que mais compensa ao adquirir um bem. Através de simulações, você pode ver quanto de sua renda mensal pode ser comprometida com as parcelas e fazer uma transação equilibrada. 

Financiamento é na Melhortaxa

Procure a casa ideal para a sua família que nós encontramos as melhores condições para você! Conheça os serviços da Melhortaxa! Nós pesquisamos as taxas e juros do mercado para que você faça um financiamento equilibrado, dentro da sua realidade financeira. Converse com os nossos especialistas! 

Veja Também

Mais lidos