Apesar de ainda não ser popular no Brasil, o home equity é uma forma de crédito com imóvel de garantia. Muito similar ao refinanciamento, nessa modalidade, você apresenta como garantia uma propriedade a alguém, que vai usá-la como se fosse dono, em troca de uma quantia.
Este é um processo temporário de transferência de imóvel, por isso, assim que a dívida estiver quitada, você pode recuperar o bem. Esse modelo de empréstimo tem ganhado popularidade devido às melhores condições de pagamento e aos valores elevados de concessão.
Para entender melhor, veja que, enquanto no empréstimo pessoal os juros costumam ser acima de 10% ao mês, no refinanciamento, esse valor fica em torno de 1,2% a.m. Quer saber mais sobre o que é home equity? Então, continue lendo os tópicos abaixo.
Entenda o home equity
O empréstimo home equity é similar ao refinanciamento, mas não igual. Criado no início dos anos 2000, ele não se restringe a um único propósito, podendo ser direcionado para:
- Aplicar no mercado financeiro;
- Investir no capital de giro de uma empresa;
- Financiar a reforma ou a construção da sua casa;
- Regularizar sua vida financeira, quitando dívidas,
- Custear a viagem dos sonhos.
O processo do home equity se dá pela alienação fiduciária, por isso, se optar por esse crédito, você terá que transferir o bem para o nome do credor, e, somente quando o acordo estiver finalizado, o imóvel poderá voltar para o seu nome.
Entre as principais características dessa modalidade de crédito está a incidência das taxas e o número de prestações. Os juros costumam ser menores que 2% a.m., e as parcelas vão de 24 a 80, dependendo da instituição financeira.
Como é o processo de concessão de crédito?
Para começar o processo do home equity, lembre-se de que é necessário ter um imóvel no seu nome. Em geral, para solicitar essa modalidade de crédito, o contratante precisa passar por 4 passos:
- Procurar uma financeira e entregar os seus documentos e os do imóvel;
- Aguardar a aprovação ou a recusa do pedido;
- Esperar pela liberação do dinheiro — caso a solicitação seja aprovada —, que costuma ser depositado em 48 horas por instituições financeiras on-line,
- Pagar todas as parcelas e reaver o bem, assim que o período de contrato acabar.
Benefícios do home equity
Se formos comparar o home equity com as demais modalidades de crédito, as vantagens proporcionadas por esse empréstimo com garantia de imóvel são diversas.
A princípio, os juros cobrados são de, em média, 14% a.a., um número consideravelmente baixo em relação aos outros tipos de empréstimos pessoais, que podem chegar a mais de 100%.
Dando seu imóvel como garantia, você consegue obter até 60% do valor total do bem como crédito, possibilitando seu uso em diversas situações. Por exemplo: se um apartamento está avaliado em R$ 800 mil, será possível contrair até R$ 480 mil na sua conta.
O prazo de pagamento e a quantidade de parcelas do home equity também são maiores em relação aos outros tipos de crédito (80 prestações), o que oferece diversos benefícios ao bolso do consumidor.