Está procurando um financiamento para comprar uma casa, um veículo ou até mesmo planejar o casamento? Pois saiba que o consórcio pode ser uma ótima opção. Ele sai mais barato que um empréstimo, por ter taxas menores de juros. Você tem ideia de quais tipos de consórcio existem?

Basicamente são três: automóveis, imóveis e serviços. Você entra em um grupo de consórcio, paga as parcelas e, no final do período, tem acesso ao bem ou ao serviço. Dessa forma, a modalidade é voltada para quem não tem pressa e pode se planejar ao longo do tempo.

Como funciona o consórcio?

A ideia funciona assim: um grupo de pessoas é formado pela administradora do consórcio, a qual determina o valor do bem, a quantidade de parcelas a serem pagas e o valor delas. É diferente do financiamento, que você começa a pagar e já tem acesso ao bem.

Então, qual é a vantagem? Na maior parte das vezes, os juros e as taxas cobradas pela administradora do consórcio são menores que no caso de empréstimos ou financiamentos. Por isso, vale a pena para quem não precisa do bem ou do serviço naquele momento e pode esperar.

Tipos de consórcio

Há três tipos de consórcio: o de automóveis, o de imóveis e o de serviços. As regras são mais ou menos as mesmas, mas há os diferenciais de acordo com cada estilo. Vejamos com mais detalhes cada um deles.

Consórcio de automóveis

O consórcio de automóveis vale para praticamente todo tipo de veículo, desde carros e motos até tratores e aviões, e é um dos mais comuns. A empresa organiza um grupo com um número de pessoas, estabelece o valor das parcelas e o número delas, e assim o consórcio é criado.

Consórcio de imóveis

No consórcio de imóveis entram desde terrenos e casas de qualquer tamanho até galpões. Cada um deles tem o seu público específico. Nesse caso, o valor do bem é dividido em mais parcelas, por ser algo mais caro. O consorciado vai pagando até adquirir o bem, ou ser contemplado em sorteios — logo mais falaremos dele.

Consórcio de serviços

No consórcio de serviços estão cobertos festas de casamento, viagens, cursos de idioma, procedimentos estéticos e até cirurgias plásticas. Esse tipo de consórcio difere um pouco dos demais, porque a empresa que o administra não necessariamente monta um grupo de um objetivo apenas.

Por exemplo: a administradora não precisa esperar fechar um grupo só de pessoas que querem fazer uma viagem ao exterior. Ela pode organizar um grupo com consorciados que querem comprar serviços diferentes, mas não podem pagar por eles à vista. De resto, funciona da mesma forma, com o pagamento de parcelas.

Homem de roupa social segurando o contrato e a chave nas mãos.

Consórcio de bens móveis

Aqui vale abrir um parêntese sobre os tipos de consórcio. Hoje não são tão comuns. Quando você quer comprar algo que é caro, mas não tem dinheiro agora, que tal o consórcio? Para se ter uma ideia, há 30 anos havia grupos para comprar videocassetes, que era um artigo bastante caro na época.

Caso precise de uma câmera fotográfica ou um instrumento musical, ou mesmo um equipamento para o trabalho, pode procurar um consórcio de bens móveis. Mas sempre lembrando que você não terá acesso ao bem de imediato, somente se for sorteado ou fizer um lance.

Preciso esperar até o final do consórcio?

Falamos há pouco das possibilidades de ser sorteado e de fazer lances. Isso está previsto em lei em todos os tipos de consórcio. Por exemplo, em um grupo de consórcio de moto, a administradora faz sorteios mensais entre os consorciados. Se você for sorteado, consegue a carta de crédito para comprar a moto.

Mas você precisa continuar pagando as parcelas até o final. Outra possibilidade é o lance, que significa pagar as parcelas adiantadas do consórcio. E é como se fosse um leilão mesmo: leva quem dá o lance maior. O consorciado tem acesso ao bem e continua pagando as parcelas restantes.

Cuidados ao ser contemplado

Você foi sorteado em um consórcio: que maravilha! Mas existem alguns trâmites da administradora antes de conceder a você a carta de crédito, que nada mais é do que a autorização para o uso do valor do consórcio para adquirir o bem desejado. Geralmente esse valor é repassado ao estabelecimento para a compra do bem.

Antes disso, a empresa que administra o consórcio vai exigir alguns documentos que comprovem que você tem condições para arcar com o restante das parcelas. Os documentos frequentemente pedidos são RG, comprovante de residência e de rendimentos.

Simule um consórcio antes de fechar negócio

O simulador de consórcio existe para praticamente todos os tipos de consórcio e funciona da mesma forma que o simulador de empréstimos ou financiamentos imobiliários. Você coloca o valor do bem e o valor das parcelas que pode pagar. O simulador já faz os cálculos e ajuda na tomada de decisão.

Conte com a ajuda da Melhortaxa!

Agora que você conhece os tipos de consórcio, continue no site da Melhortaxa para saber mais sobre esta modalidade de crédito. Nosso time especialista pode te orientar sobre a aquisição de imóveis,seja por meio de financiamento ou consórcio. 

Se você ficou animado e quer iniciar seu consórcio imobiliário, continue no site da Melhortaxa e envie o seu formulário de cadastro. Encontre as melhores soluções para a compra de sua casa! Assim, você pode tomar as melhores decisões sobre qual caminho escolher quando o assunto é investimento!