Comprar a casa própria e abandonar o aluguel é o melhor dos mundos. Mas qual é o momento ideal para financiar um imóvel? A resposta vai depender do seu planejamento. Inicie sua investigação tendo em mente que 30% da sua renda será comprometida com o pagamento das parcelas da linha de crédito. Liste todos os gastos e ganhos, e faça as contas.
Diante dos números, você avalia o valor e o perfil do imóvel que poderá comprar. Com os seus dados, a Melhoratxa ajuda você, gratuitamente, a encontrar um financiamento adequado. A equipe levanta propostas de linhas de crédito com vários bancos, faz uma análise de todas elas, considerando fatores que vão além das taxas de juros, e lhe apresenta os resultados mais atraentes. A Melhortaxa acompanha você até a assinatura do contrato.
Com a assessoria da Melhortaxa, você terá ciência do valor que poderá financiar para procurar a sua casa, no local onde mais deseja. Prepare-se para visitar os imóveis novos ou usados, levando em mãos uma lista com itens que precisa avaliar, como rachaduras nas paredes, umidade, instalação elétrica e hidráulica, etc. Se desejar um imóvel na planta, preocupe-se em saber sobre a idoneidade da construtora/incorporadora pelo Procon ou pela intranet.
A localização conta muito nesse momento. Apesar de comprar um imóvel para a sua moradia, você está investindo num bem que precisa ser valorizado, e o local é um fator que pesa nas negociações. A unidade tem de contar com uma boa estrutura: transporte público, centros de compra, padaria, escolas, parques, etc.
Se você casou há pouco, considere os seus planos em curto prazo, como ter filhos, para definir o número de dormitórios. Caso deseje esperar mais tempo para aumentar a família, invista num imóvel menor, mas bem localizado. Nesse período, economize para financiar uma casa maior. Não se esqueça que garagem é fundamental, mesmo que você não tenha carro, pois corresponde a 15% da composição do preço do imóvel.
Verifique ainda toda a parte legal e técnica do imóvel. Procure saber sobre registro, taxas, valor do condomínio, e Habite-se, caso seja empreendimento em construção. O ideal é procurar um profissional de direito imobiliário para ajudá-lo na avaliação do contrato e em outros trâmites.