O excelente custo-benefício do valor de seguro

O valor de seguro residencial costuma ser inferior ao de um carro e, mesmo assim, possui ampla cobertura de acordo com suas necessidades

Você sabia que o valor de seguro residencial apresenta um dos melhores custos-benefícios dentre todas as apólices existentes no mercado? Isso mesmo! Além de poder oferecer uma ampla cobertura contra possíveis danos ao imóvel, sua adesão costuma ser menor se comparado ao de um veículo, por exemplo.

Diante disso, fica muito mais fácil proteger o seu lar contra chuvas, roubos, furtos e demais problemas sujeitos a acontecer. Uma dica, inclusive, é contratar uma cobertura simples e as adicionais julgadas necessárias juntamente com o financiamento mais adequado ao seu perfil!

?

Apenas 13% da população possui seguro residencial

De acordo com uma pesquisa feita pela FenSeg, apenas 13% dos lares brasileiros possuem um seguro contratado. Em números mais exatos, se hoje existem mais de 68 milhões de residências em todo o país, apenas 9,1 milhões estão asseguradas.

Muito disso se deve, infelizmente, porque boa parte da população pensa que o valor do seguro, por ter cobertura mais ampla em relação ao de um carro, é mais caro. Porém, é absolutamente o contrário: as apólices residenciais costumam ser mais em conta, de modo a não pesar no bolso do cliente.

Conforme o seguro residencial for se popularizando entre os brasileiros, a tendência é estes 13% de aderidos crescerem a ponto de abranger boa parte da população. A efeitos de comparação, enquanto um seguro automotivo costuma custar entre 5% e 20% do valor do bem, no imobiliário, esta porcentagem é entre 0,1% e 0,3%.

Outra ideia para conscientizar a população sobre a importância de contratar um seguro diz respeito aos tipos de coberturas existentes. Nesse caso, o consumidor pode escolher quais serviços devem estar presentes na apólice de modo a atender suas necessidades, barateando o custo.

Os diferentes valores de cobertura

Antes de mais nada, tenha em mente que a cotação de seguro leva em consideração informações sobre localização e características do imóvel em questão. Curiosamente, casas e apartamentos, mesmo tendo metragens semelhantes, podem ter o valor de cobertura diferente.

A cobertura básica, ou seja, o seguro barato, costuma oferecer coberturas contra incêndios e explosões advindos de curto-circuito ou problema com algum eletrônico. No caso, o valor de indenização a ser recebida pelo cliente pode ser até o máximo da apólice contratada, por exemplo: R$ 400 mil.

Além desta, existem as chamadas coberturas adicionais, ou seja, podem ou não serem contratadas pelo cliente de acordo com suas necessidades. Dentre as principais existentes no mercado, podem-se citar:

  • danos elétricos: cobre quaisquer problemas envolvendo curto-circuito, quedas de raios e interferências externas capazes de prejudicar o bom funcionamento dos eletrônicos;
  • desmoronamento: envolve as situações de deslizamentos de terra provocados por chuvas e inundações em locais íngremes;
  • vidros quebrados: desde janelas até uma simples vidraça do espelho do banheiro entram nesta cobertura;
  • roubos e furtos: neste caso, o morador será indenizado por todos os móveis e objetos roubados de sua residência;
  • responsabilidade familiar e civil: os danos causados por animais de estimação ou outras pessoas serão ressarcidos;
  • pagamento do aluguel: caso aconteça algum sinistro de incêndio e o imóvel fique inabitado, a seguradora irá te ressarcir ao longo dos meses o montante recebido originalmente de algum inquilino,
  • vendaval e chuvas fortes: neste caso, o valor do seguro residencial leva em consideração quaisquer tempestades naturais capazes de causar danos e prejuízos ao seu imóvel.

Curiosidades sobre seguros residenciais

Existem algumas curiosidades relacionadas ao seguro residencial que, possivelmente, você não sabe. Uma delas é receber a visita de técnicos especializados em algum serviço, encanadores, eletricistas e outros profissionais caso aconteça algo em sua casa.

Sabia da existência de até mesmo seguro de chaveiro? Isso mesmo! Perder a chave de casa e ficar trancado para fora deixou de ser um problema caso esta cobertura tenha sido contratada. Isso porque, nesse imprevisto, a seguradora irá providenciar uma nova chave ou fechadura gratuitamente.

Caso aconteça alguma situação capaz de colocar em risco sua segurança e de sua família dentro da residência, talvez seja possível solicitar a presença de um vigilante. No caso, o profissional irá permanecer no local até o perigo passar, por por quanto tempo for necessário, até passar o perigo.

Se você possui algum animal de estimação em casa, existem até mesmo coberturas que atendem esses adoráveis bichinhos de quatro patas. Entrega de rações em situações de emergência e assistência veterinária 24 horas por dia são apenas alguns dos serviços oferecidos.

Conhecendo o custo-benefício do valor de seguro imobiliário, fica muito mais fácil entender como proteger seu lar pagando pouco. Para contratar uma apólice de acordo com suas necessidades, cadastre-se já da Melhortaxa e receba toda a assistência durante a contratação deste serviço.

Veja Também