Quando o empréstimo com imóvel de garantia é a melhor opção?

O empréstimo com imóvel de garantia é a melhor maneira de você conseguir obter crédito com juros menores e mais prazo para quitar todas as parcelas

Ao contrário do que muitos pensam, o empréstimo com imóvel de garantia não serve apenas para renegociar dívidas, como também fazer investimentos e adquirir um novo bem. Dando sua propriedade no refinanciamento, é possível obter um maior volume de crédito com taxas de juros menores em relação aos empréstimos pessoais.

Com o montante obtido pelo refinanciamento em mãos, é possível até mesmo empreender e abrir uma pequena empresa, dependendo da situação. Conheça mais informações sobre esse tipo de crédito e saiba como a Melhortaxa te ajuda a encontrar a instituição financeira com os juros mais baixos do mercado!

1- Empreendedorismo

Hoje em dia, se tornar um pequeno empresário ficou ainda mais fácil graças aos diversos incentivos oferecidos por muitas prefeituras. Desde o ano passado, o tempo médio de abertura de empresa em São Paulo caiu de mais de 100 dias para menos de uma semana.

Diante disso, empreendedores necessitam de determinação ao traçar objetivos e metas sobre o que deseja investir. Muitos, inclusive, contam com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) durante todas as etapas de planejamento.

Nessa tarefa, o crédito com garantia de imóvel é essencial para você poder abrir uma franquia ou um estabelecimento comercial e atuar no chamado terceiro setor da economia. Apesar de, em algumas situações, a lucratividade vir após alguns meses, essa tem sido a melhor solução a quem não deseja mais trabalhar com carteira assinada.

Ainda, determinadas empresas exigem a atuação de profissionais autônomos (MEI - microempreendedor individual) para ocupar diversos cargos. Por meio disso, a pessoa consegue trabalhar por conta própria como um prestador de serviço, sem qualquer vínculo empregatício, podendo desenvolver diversas tarefas ao mesmo tempo.

2- Pagamento de dívidas acumuladas

O objetivo de muitas pessoas é se livrar totalmente das dívidas atrasadas e juros correndo todos os meses. Uma das melhores maneiras de quitá-las rapidamente é renegocia-las por meio do empréstimo com imóvel de garantia e, assim, reduzir as taxas de juros pagas mensalmente.

Enquanto empréstimos pessoais, por exemplo, possuem juros acima de 10% ao mês na maioria das situações, o refinanciamento possui índices em torno de 1,1%. Com isso, em alguns casos, o montante disponível servirá não só para pagar seus débitos, como também fazer investimentos.

3- Construções e reformas

Ao construir ou reformar sua casa, a melhor solução ao obter altos valores de crédito é optar por refinanciar seu imóvel. Graças a esse recurso, é possível obter mais de 50% do seu valor total a ser gasto com materiais de construção, revestimentos e demais itens de acabamento.

Além disso, é possível usar o dinheiro para pagar todos os serviços de mão de obra que, em algumas situações, acaba sendo mais caro em relação aos próprios materiais. No caso de construções, ainda há impostos, como o INCC (Índice Nacional de Custo de Construção) e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), a serem pagos pelo proprietário.

4- Aumentar o fluxo de caixa da sua empresa

Como mencionado acima, é possível investir o crédito imobiliário na abertura de pequenas empresas e se tornar um microempreendedor. Mas, caso você já seja um empresário e está operando no vermelho, o refinanciamento pode te ajudar a sair do prejuízo tendo um maior fluxo de caixa.

Assim, será possível pagar os funcionários, despesas envolvendo água e luz e demais débitos de maneira mais tranquila. Ainda, é possível reestruturar todas as dívidas e ter maior controle da entrada e saída de dinheiro diariamente.

Vantagens de contratar um refinanciamento

O empréstimo com imóvel de garantia é muito vantajoso em diversos aspectos, tanto em volume de crédito, quanto em facilidades de pagamento. Enquanto cheques especiais, por exemplo, atingem um juros de quase 300% a.a, o refinanciamento imobiliário apresenta índices de, em média, 15% a.a — valor relativamente menor.

Contratando o refinanciamento com a ajuda da Melhortaxa, o prazo para você quitar suas dívidas pode ser até de 20 anos (240 meses). Se comparado aos empréstimos pessoais, cuja quantidade máxima de prestações é de 60, esse número é o quádruplo de tempo.

Em algumas situações, você consegue ter em mãos até metade do valor da propriedade e usá-lo da maneira que quiser. Ainda, ao solicitar o crédito, ele estará disponível em sua conta em até 45 dias na maioria das situações.

Contratar o refinanciamento de imóvel só irá trazer vantagens ao seu bolso. Mas, antes de solicitar o crédito em alguma instituição, faça um cadastro na Melhortaxa. Gratuitamente, iremos traçar o seu perfil, verificar quais as menores taxas de juros do mercado e oferecer toda a assistência necessária para você fazer um bom negócio. Faça já uma simulação!

Veja Também