O charme dos lofts

Uma boa pedida para fugir das metragens reduzidas dos imóveis atuais é recorrer ao estilo loft. Você já pensou nisso? São apartamentos amplos, sem paredes, localizados em fábricas ou depósitos totalmente adaptados. O mais decorativo é o aspecto de galpão antigo com pé direito alto acompanhado por janelas grandes.

O design, muito comum entre os americanos, explora tijolos aparentes e móveis mais industriais. A decoração é mais livre, permite compor mobiliários rústicos e modernos no mesmo ambiente. Há quem prefira, inclusive, móveis que mantenham os traços originais da construção.

Embora o mais charmoso do loft seja manter sala de estar, jantar, cozinha e dormitório em um único ambiente, é comum a utilização de móveis para delimitar os ambientes. A mobília geralmente combina com pisos mais ásperos, naturais desse tipo de construção.

O toque contemporâneo fica por conta da pintura de algumas paredes ou móveis em tons mais fortes. O vermelho, laranja, preto e traços brancos realçam o tijolo aparente. 

E o mais interessante, é que você pode adotar o estilo loft mesmo sem morar num galpão ou numa fábrica. Basta utilizar as mesmas características da decoração na sua casa ou no seu apartamento; optar por tons especiais paras as paredes, peças industriais em madeira e metal e caprichar na iluminação para ampliar os ambientes.

Fotos: Maisons du Monde

 

Veja Também