Como está o mercado imobiliário por causa das mulheres

Saiba qual é o perfil das compradoras brasileiras

Para quem está se perguntando sobre como está o mercado imobiliário para as mulheres, a resposta é: excelente! Tanto construtores quanto imobiliárias perceberam que elas estão ganhando cada vez mais poder de compra e decisão sobre os imóveis.

De acordo com o portal Zap, as mulheres prestam mais atenção aos detalhes quando vão comprar uma casa ou apartamento. Como atualmente a diversidade de produtos é grande, elas têm à disposição diversos tipos de imóveis para escolher — além de ótimas oportunidades de compra.

Por causa das particularidades e do aumento da procura pelas mulheres no mercado imobiliário, as empresas estão se adaptando a isso. Muitos corretores já estão inclusive criando estratégias específicas para melhor atendê-las.

De olho no público feminino

O mercado imobiliário continua de olho no público feminino, principalmente nas mulheres solteiras, casadas, mães de família ou executivas em multinacional. Elas estão entre os maiores investidores em imóveis no país.

Essa é uma das razões que leva as construtoras e incorporadoras a dar atenção especial à população feminina. Antes, os corretores se preocupavam apenas com os homens, pois eram apenas eles que detinham poder de compra, enquanto as mulheres tinham participação secundária na escolha.

O comportamento do mercado imobiliário mudou. Com a entrada massiva de mulheres na economia, elas passaram também a ser compradoras. Entre alguns tipos de empreendimentos da Liz Construções, 40% das unidades são adquiridas por mulheres. Segundo a empresa, esse número vem subindo gradativamente.

Perfil das mulheres compradoras

As mães de famílias estão entre o público que mais procura imobiliárias e construtoras para adquirir um imóvel. No cenário econômico, elas já representam 50% da população da força de trabalho ativa — inclusive boa parte tem a maior renda em casa.

A construtora baiana NNova Soluções Imobiliárias conta com uma carteira de clientes composta por até 60% de mulheres. De acordo com a direção da empresa, para as mulheres, imóvel é sinônimo de um investimento seguro e vantajoso.

Além da renda mensal que pode oferecer, ele também tem uma valorização anual atrativa, em torno de 10%. No momento de escolher o imóvel, as mulheres sabem bem o que a família mais precisa. Muitas vezes, o fato de avaliarem a compra em detalhes e as condições, é que as faz tomar a frente da compra do imóvel.

Forma de pagamento que elas preferem

Elas também opinam no tipo de financiamento imobiliário mais adequado para adquirir a casa própria. Por se tratar de uma compra que envolve muitos recursos, as mulheres gostam de analisar esses aspectos.

Segundo a Melhortaxa, que assessora o público para encontrar uma linha de crédito adequada, a participação nesse processo está bem equilibrada. “Percebemos que as mulheres acessam o nosso serviço na mesma proporção que os homens. É muito interessante”, ressalta Julien Desvergnes, CEO da Melhortaxa.

Tipo de imóvel que elas escolhem

As mulheres querem mais independência quando correm atrás do sonho da casa própria, principalmente as que ainda não formaram a sua família. As solteiras preferem apartamentos menores e funcionais, pois dão menos trabalho para limpar.

Essas compradoras preferem espaços que facilitem o dia a dia com as atividades domésticas. Elas também priorizam imóveis que tenham espaço para o lazer e bem-estar, como academia.

Por outro lado, as mulheres casadas e que têm ou desejam filhos priorizam a localização. Elas preferem morar em um bairro que tenha escolas por perto e que seja seguro para toda a família.

Diante desse panorama, é importante que os corretores estejam atentos a essas tendências. Saber identificar as necessidades das mulheres também é uma forma de expandir o mercado, ainda mais agora que ele está retomando o crescimento.

Melhortaxa ajuda as mulheres a financiarem

Na Melhortaxa, as mulheres têm ótimas oportunidades para fazer negócios! Aqui, elas podem simular sem sair de casa as melhores condições para comprar um imóvel. Seja apenas para ela ou para toda a família, o processo é simplificado e sem burocracia.

O processo começa pela simulação do financiamento. Depois de inserir alguns dados, a cliente recebe um e-mail com algumas propostas e escolhe a melhor. A Melhortaxa, então, encaminha a lista de documentos que devem ser providenciados.

Vale lembrar que quanto antes esses papéis forem apresentados, melhor. Assim, o crédito imobiliário poderá ser liberado mais rapidamente.

Quando a instituição bancária aprovar os documentos, a Melhortaxa irá sinalizar o acordo e enviar o contrato para a cliente assinar. Essa etapa também pode ser feita de maneira on-line. Nesse caso, é necessário assinar o documento, reconhecer firma e enviar o contrato por Correio.

Agora que você já está ciente de como o mercado imobiliário está para as mulheres especialmente, que tal comprar o seu imóvel? A Melhortaxa ajuda você. Encontre o financiamento que cabe no seu bolso!

Veja Também