Mercado imobiliário 2020 será favorável para financiamentos


Enquanto, em 2017, o setor enfrentava uma crise, o mercado imobiliário 2020 promete iniciar aquecido, favorecendo todos aqueles que estão com planos de adquirir um imóvel, especialmente se for através de um financiamento. 

Isso porque a Taxa Selic, a principal responsável pelos juros nacional, apresentou durante 2019 quedas gradativas de 0,5%. Para entender melhor, confira, a seguir, as principais informações sobre as perspectivas do setor imobiliário para o ano que está chegando. 

Retrospectiva do mercado

Até meados de 2017, o mercado imobiliário nacional enfrentou uma crise e, em 2018, começou a apresentar sinais de recuperação. O ano de 2019 foi considerado o período de consolidação do setor, que deve se encerrar com aumento de 10% a 15% de vendas.

Com isso, o mercado imobiliário 2020 iniciará com previsões positivas para quem deseja fazer investimentos com imóveis ou, até mesmo, adquirir um. Estima-se que haja um aumento de 15,4% em lançamentos de empreendimento e 12,1% nas vendas.

A importância da Taxa Selic  

A Taxa Selic foi criada em 1979 com o objetivo de fazer com que as negociações de títulos públicos se tornassem mais seguras. A iniciativa foi do Banco Central e da Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto (Andima).

Com isso, essa taxa é utilizada como base em investimentos e aplicações. Ou seja, é a média de juros a ser paga para instituições financeiras que trabalham com empréstimo de dinheiro ao governo. 

Dessa forma, quando a Selic está em alta, se torna mais vantajoso aos bancos emprestarem dinheiro ao governo e, quando está em baixa, as instituições financeiras preferem fazer empréstimos, com juros menores, ao consumidor.

De maneira simplificada: se a Taxa Selic está em baixa, há menor circulação de dinheiro e, para que isso seja corrigido, os valores tendem a cair. Há, ainda, maior disputa entre os bancos para conquistar mais clientes para investimentos e financiamentos. 

Disputa entre as instituições financeiras

Com a queda da Taxa Selic, a competitividade entre os bancos aumentou. As instituições financeiras tendem a oferecer taxas de juros cada vez menores para atrair o maior número de clientes possível.

Essa medida influencia, principalmente, o mercado imobiliário brasileiro, uma vez que, com juros menores, fica ainda mais atrativo fazer um financiamento imobiliário e conquistar a tão desejada casa própria.  

Assim que a diminuição da Selic foi anunciada, os principais bancos do país anunciaram suas novas taxas de juros em suas principais linhas de crédito. Muitos desses novos valores entraram em vigor ainda em 2019.

Banco do Brasil

A instituição colocou em vigor suas novas taxas já na primeira semana de dezembro de 2019. Pessoas físicas e jurídicas  contaram com custos menores de financiamentos imobiliários e de agronegócios. 

Foram reduzidas as taxas de aquisição de imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e, também, da Carteira Hipotecária. Tais diminuições chegam em até 0,82 ponto percentual ao ano. 

Caixa Econômica Federal

A nova taxa de financiamento imobiliário do banco, com direito a recursos do Sistema Brasileiro de poupança e Empréstimo, passou de 7,50%+TR para 6,75%+TR ao ano, com taxa máxima de 8,5%+TR.

As novas porcentagens valerão para compras de imóveis de até R$ 1,5 milhão pela linha SFH e com o uso do FGTS. Também se encaixam nas novas taxas os imóveis com valor acima deste, pela linha SFI e sem o uso do Fundo de Garantia.  

Bancos privados

Os bancos privados também passaram a oferecer, muitas vezes com condições mais atrativas do que os bancos públicos, novas taxas para financiamentos, inclusive os do ramo imobiliário. Nesse caso, cada valor dependerá do perfil de negociação solicitado e, também, de cada instituição. 

Fique de olho nas taxas aplicadas

Mesmo com o mercado imobiliário 2020 iniciando com grandes expectativas, especialmente com a diminuição de taxas de financiamentos envolvendo o mercado de imóveis, é preciso analisar os juros oferecidos por cada instituição. 

Para garantir a melhor negociação, não deixe de consultar os serviços oferecidos pela Melhortaxa. Com nosso intermédio, você encontra as melhores condições do mercado para o financiamento que deseja fazer. Confira as nossas soluções. 

Veja Também

Mais lidos