Conheça a linha do tempo do financiamento de imóveis

Processo não é tão simples como muitos pensam

Ao contrário do que muita gente ainda acredita, o financiamento de imóveis não ocorre de maneira tão rápida. Por envolver uma detalhada análise de documentos, o processo não pode ser feito automaticamente. É importante entender isso para não criar expectativas.

Na Melhortaxa, o financiamento acontece de maneira facilitada, pois em um só lugar você consegue comparar diferentes custos. Entenda melhor como é a linha do tempo desse tipo de crédito e saiba como solicitar o seu!

?

Formulário

Antes de solicitar o empréstimo imobiliário, vale a pena comparar os juros cobrados pelos bancos. Na Melhortaxa, os clientes têm acesso a um simulador de financiamento exclusivo, que permite observar as melhores condições para esse momento.

O primeiro passo para requisitar o seu financiamento é preencher um formulário com alguns dados pessoais e o preço do imóvel. Depois de verificar quais produtos se encaixam nesse perfil, as instituições retornam com propostas personalizadas para o cliente.

Além de analisar as taxas cobradas mensalmente, é importante se atentar ao valor final do financiamento. Cabe notar que quanto maior for o prazo para quitação, maiores serão os juros, já que eles incidem sobre a duração do empréstimo.

Documentação

Depois de o cliente escolher a melhor proposta, a instituição financeira solicita uma lista de documentos. Essa documentação é obrigatória e quanto antes for apresentada, mais rapidamente o financiamento poderá ser liberado.

Em função disso, vale a pena providenciar com antecedência as certidões que forem solicitadas. Caso tenha dúvidas nesse momento, é preferível tirá-las do que apresentar comprovantes errados.

Análise do perfil do cliente

Assim que todos os documentos são entregues, o banco começa a fazer a análise do perfil do cliente. Essa fase varia de instituição para instituição, assim como o tempo. Isso depende de diversos fatores, incluindo a demanda por crédito imobiliário.

Essa análise leva uma semana, enquanto a avaliação jurídica costuma demorar 10 dias em média. Porém, é importante destacar que esse tempo começar a contar após a entrega dos documentos. Portanto, é importante que o cliente seja rápido nesse momento.

Análise do imóvel

O imóvel também precisa ser avaliado pelo banco. Por esse motivo, depois da fase de aprovação do financiamento do cliente, a instituição solicita os documentos referentes à propriedade que se deseja comprar. Além disso, é necessário apresentar dados do responsável pela venda.

FGTS

Nessa fase — se desejar e puder — o cliente já pode solicitar o saldo do FGTS para a compra imobiliária. Para usar o recurso é necessário ter ao menos três anos de trabalho com carteira assinada, ainda que não consecutivos.

Além disso, o solicitante não pode ter imóvel residencial na mesma cidade, nem outro financiamento no Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Antes de fazer a solicitação, o cliente pode consultar no site ou no app da Caixa Econômica Federal o saldo disponível.

A Caixa exige a apresentação de alguns documentos, como um comprovante de que o dinheiro será usado para a compra de um imóvel. Para evitar atrasos na obtenção do financiamento, é importante não negligenciar essa fase, que ocorre simultaneamente à análise da instituição credora.

Minuta do contrato

Quando o banco aprovar a operação, a Melhortaxa irá encaminhar o contrato ao cliente. Esse documento contém os detalhes da transação, incluindo o valor do financiamento.

A assinatura do contrato pode ser feita presencialmente ou on-line. Nesse último caso, o cliente pode assinar a minuta em casa, reconhecer firma em cartório e, então, enviar o documento pelo correio.

Registro

Depois que o contrato estiver assinado pelas duas partes, o cliente deve levá-lo para registrar em cartório. A instituição financeira só irá direcionar o capital para o responsável pela venda quando a documentação estiver em dia. Ao todo, a liberação do financiamento ocorre entre 20 a 45 dias.

Imóvel na planta

Na compra de imóveis na planta, o financiamento pode acontecer de duas maneiras: por repasse de recursos ou de forma associativa. No sistema associativo, o empréstimo é assinado juntamente com a compra do imóvel.

Por outro lado, o cliente também pode custear o pagamento da construção do imóvel. Quando a propriedade terminar de ser construída e já tiver o Habite-se é que o financiamento é assinado.

Conte com a Melhortaxa

Na MelhorTaxa, o processo do financiamento imobiliário é facilitado, pois você encontra em um só lugar as propostas de acordo com o seu perfil. Além disso, em todas as fases, a nossa assessoria indica o que deve ser feito e ajuda a tirar as dúvidas.

Quando o assunto for financiamento de imóveis, conte com a gente. Podemos fazer você alcançar os seus sonhos!

Veja Também