Kitnet sim, aperto não


Populares sobretudo nas grandes cidades, as kitnets são apartamentos de, em média, 20m² a 40m², com um cômodo a ser utilizado como quarto e sala, uma pequena cozinha e banheiro. Geralmente não existem divisórias entre os cômodos, e apenas o banheiro possui porta.

Ideais para quem mora sozinho, elas se fazem cada vez mais presentes no mercado – inclusive com o nome de “studios”. Decorar esse tipo de apartamento exige criatividade e uma boa noção de espaço, já que não existe uma grande área disponível e a escolha de móveis e objetos de decoração deve levar isso em conta. Móveis muito grandes ou elementos demais correm o risco de criar um ambiente sufocante. Por isso, procure criar composição leve e equilibrada, utilizando da melhor forma possível o espaço.

Aumentando o espaço – A kitnet é pequena por definição, mas pode parecer maior. Para alcançar esse efeito, prefira tons claros quando for pintar paredes e comprar móveis grandes, como sofás e armários. Cores mais fortes e vibrantes podem ser utilizadas em uma única parede ou em elementos da decoração, como almofadas e enfeites.

Criar uma sutil separação entre os ambientes também ajuda a minimizar a impressão de que tudo é uma coisa só. Muitas vezes, essa separação é feita de forma a isolar o quarto da parte social do apartamento, onde ficam a sala e a cozinha. Para isso, vale utilizar um piso diferente, instalar uma estante ou uma cortina ou divisória de material vazado entre os cômodos. A cozinha pode ser separada da sala por meio de uma pequena bancada.

Além disso, invista em uma boa iluminação e utilize ao máximo a luz natural que entra no ambiente, deixando livres as janelas e evitando outros tipos de barreira à entrada de luz solar e circulação de ar – outro fator importante para criar um ambiente arejado.

Os móveis certos – Móveis grandes demais para o seu apartamento podem atrapalhar e muito, mas aqueles pensados para ambientes menores são grandes aliados. Não use móveis como elementos de decoração. Compre apenas o que é necessário para o seu dia a dia, e prefira aqueles que têm múltiplas funções ou funções “ocultas”. É o caso de mesinhas que possuem gavetas e compartimentos internos e camas com gavetas na parte de baixo, que podem cumprir a função de guarda-roupa. Prateleiras ajudam a armazenar objetos sem ocupar tanto espaço, e araras podem servir para pendurar peças de roupa como camisas e vestidos.

Se não encontrar móveis que se ajustem às medidas da sua kitnet, não tente fazê-los caber onde não cabem. Nesse caso, vale a pena investir em móveis planejados ou feitos sob encomenda – especialmente na cozinha. Dessa forma, todo o espaço disponível é aproveitado e seu potencial utilizado integralmente.

Veja Também

Mais lidos