E inevitável. Chega uma etapa da vida que se começa a pensar em segurança financeira. Ter reservas para momentos de necessidade, uma situação inesperada, ou para realizar alguns sonhos, como viajar uma vez ao ano. Mas não é fácil decidir pelo investimento que gere maior rentabilidade com a segurança desejada.
Investir em imóveis é considerado um bom negócio se realizado com planejamento e cuidado. Nem todos os tipos de imóveis garantem liquidez nem você saberá tirar proveito de todos eles. Você precisa reunir dois fatores importantes – o seu perfil ao da propriedade que lhe poderá render mais. Um sítio, uma chácara ou fazenda são aquisições válidas, porém será mais vantajoso se você for da área de agribusiness e conhecer bem o setor. Se sobrevive disso e o tema lhe é familiar, com certeza, terá mais capacidade para identificar boas oportunidades. Caso contrário, o risco de errar é grande. Se mesmo assim a oportunidade parecer interessante, busque informações com especialistas do setor, que sejam da sua confiança.
A casa de praia é outra opção que se cogita como investimento. Mas não se engane, você pode dar um tiro n’água. Esse é um bem que combina com o seu lazer, porém gera gastos elevados com manutenção. Imagine numa emergência ter de vender uma casa desse perfil? Não será tão fácil encontrar alguém disposto a comprá-la. E se você precisar muito levantar capital, com urgência, não terá como fugir da aplicação de um bom desconto para conseguir realizar a venda de forma rápida.
Já adquirir um imóvel na cidade reúne mais vantagens; no entanto, ele precisa ter o tamanho e a localização ideais. Casa ou apartamento grandes e luxuosos demoram muito mais tempo para serem comercializados do que os populares e menores em metragem. É mais comum encontrar compradores de imóvel de dois dormitórios próximo do metrô. Ambos os casos podem ser alugados por até 1% do valor do imóvel. A localização é o fator que mais pesa na liquidez.
O que se deve fazer antes de adquirir uma propriedade como investimento, é pesquisar a região e os planos dos órgãos públicos para o local. Procurar saber se haverá, em médio ou longo prazo, a construção de viadutos, como aconteceu com o Minhocão de São Paulo. As residências ao redor de uma obra desse porte podem desvalorizar consideravelmente. Uma outra coisa que impacta é a mudança de algum empreendimento responsável pelo valor elevado das suas imediações. Não se pode, portanto, sair comprando sem entender do negócio e sem pesquisar bem.
Apesar de todos esses cuidados, especialistas do mercado julgam que investir em imóveis é ainda o negócio mais seguro de proteger o seu dinheiro da inflação e de momentos de inquietação econômica. Mesmo não sendo o investimento de maior liquidez, ainda, assim, é o que proporciona mais tranquilidade. Você pode, inclusive, destinar 40% das suas economias para aplicar no setor imobiliário.
Financiar um imóvel para alugar é uma opção se o investidor já possui a casa própria e pode comprometer 30% da sua renda mensal com o pagamento das parcelas referentes ao empréstimo realizado. Se for o caso, você pode contar com o serviço gratuito da Melhortaxa, para ajudá-lo a chegar na proposta de crédito mais adequada ao seu perfil e acompanhar todo o processo até a assinatura do contrato. A equipe da Melhortaxa pesquisa opções de financiamento com os bancos, faz uma avaliação de todas e repassa as mais adequadas ao seu perfil para que você tome uma decisão segura. Informe-se!