Refinanciar Imóvel

Diferentemente do que o nome pressupõe, o refinanciamento de imóvel não está relacionado ao pagamento de um imóvel financiado. Nesse caso, a propriedade é cedida em garantia para assegurar o pagamento de um empréstimo.



O refinanciamento de imóvel é uma das modalidades de crédito mais vantajosas atualmente. Como o risco do credor perder o dinheiro é pequena, as taxas por ele cobradas são baixas. Saiba mais sobre o empréstimo com imóvel de garantia!





O que significa a posse indireta



Ao colocar o imóvel em garantia ocorre a alienação fiduciária. Na prática, isso significa que a propriedade passa a ter dois donos. O cliente continuará com a posse direta, motivo pelo qual pode continuar usando o espaço. Já o banco terá a posse indireta.



Essa nova configuração do imóvel é registrada no contrato e deve constar também na documentação levada a cartório. Ao terminar de pagar a despesa, a propriedade volta a ser apenas do cliente.



Taxas baixas


O refinanciamento imobiliário possui as menores taxas do mercado. Em geral, os juros giram em torno de 1,2% ao mês. Por outro lado, o empréstimo pessoal tem taxas médias de 4% ao mês.



Em função disso, há mutuários que solicitam o refinanciamento para ajudar a pagar uma dívida cara e até mesmo o financiamento. Nesse caso, o indivíduo realiza a troca de débitos, o que garante um respiro maior para o orçamento.



Prazo longo para pagamento


Outro fator que faz o refinanciamento de imóvel se destacar dos outros produtos de crédito é o prazo para pagamento. Enquanto ele permite que a quitação seja feita em até 20 anos, o empréstimo pessoal deve ser pago em até quatro.



Caso o cliente tenha dificuldades em fazer o pagamento, é importante entrar em contato com a instituição credora. Uma nova negociação poderá ser feita para evitar a inadimplência.



Crédito para negativados


Muitas vezes, quando o indivíduo está com o crédito negativado, dificilmente consegue solicitar algum empréstimo para auxiliar o orçamento. Por causa do seu histórico, as instituições também podem cobrar taxas maiores, pelo risco de não pagamento.



Nesse sentido, o refinanciamento de imóveis pode ser a solução. Como dito, os bancos têm maior segurança quanto ao pagamento e, por isso, cobram menos, independentemente de quem seja o cliente. Portanto, vale a pena pesquisar essa alternativa para situações de emergência.



Documentos necessários



Para conseguir o refinanciamento do imóvel, é preciso apresentar uma série de documentos pessoais e da propriedade. Cada instituição possui uma lista de itens que são requisitados.



Entre os documentos pessoais exigidos estão carteira de identidade, CPF e comprovante de renda. Já para demonstrar a situação do imóvel, as instituições pedem a certidão de matrícula, a certidão negativa de tributos imobiliários e o IPTU.



Disponibilidade de até 60% do valor do imóvel



Por meio do refinanciamento imobiliário, é possível tomar até 60% do valor do imóvel. Além disso, esse montante pode ser usado do jeito que o tomador de crédito preferir.



Diferentemente do financiamento, em que o dinheiro está atrelado à compra imobiliária, nesse caso, a instituição simplesmente faz a transferência do valor. O cliente poderá aproveitar o empréstimo como quiser, seja para pagar uma dívida mais cara, pagar uma viagem especial ou investir na empresa.



Etapas do refinanciamento de imóvel



Na Melhortaxa, você consegue solicitar o empréstimo com imóvel de garantia sem sair de casa. O primeiro passo é preencher o cadastro com as informações relacionadas ao seu perfil. A partir disso, o site retorna com as propostas personalizadas.



Nesse momento, o cliente escolhe as condições que mais atendem às suas necessidades e comunica a Melhortaxa. A instituição escolhida, então, solicita uma série de documentos.



Depois do banco aprovar toda a documentação, incluindo a do imóvel, ele solicita o parecer de um engenheiro. Esse profissional irá vistoriar a propriedade para saber se tudo está em ordem.



Assim que o banco aprovar esse procedimento, as partes estarão aptas a assinarem o contrato. Quando esse documento estiver assinado, o dinheiro poderá ser liberado ao cliente.



Refinanciar na Melhortaxa



Você não precisa ser um expert em finanças para reverter a sua situação econômica e organizar o orçamento. Na Melhortaxa, você conta com uma assessoria exclusiva que pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.



Encontre as propostas ideais para o seu projeto em um só lugar. Além disso, o procedimento para a obtenção do empréstimo ocorre rapidamente, e em poucos dias você já pode estar com o montante de que precisa.



Vale notar ainda que todo o nosso serviço é gratuito, pois não repassamos custos aos clientes. Aproveite já para solicitar o seu refinanciamento!






  • diferenca Hipoteca e Alienação fiduciária
  • Etapas do processo de Refinanciamento
  • O que o Refinanciamento pode fazer por você
Veja Também