Documentos para Financiamento

O financiamento imobiliário é um grande aliado na hora de comprar uma casa ou apartamento. Para consegui-lo, é necessário passar por algumas etapas, como a apresentação dos documentos para financiamento.



Pode-se dizer que essa é a fase mais importante, pois ela garante ao banco que o comprador terá condições de pagar e de que o imóvel poderá ser parcelado. No caso dos clientes, a entrega dos certidões gera dúvida e insegurança. Por isso, vale a pena pensar nesses detalhes com atenção.





Necessidade da documentação



Na hora de conceder o financiamento, as instituições financeiras sugerem ao solicitante o programa que melhor se adequa ao seu perfil. A documentação exigida serve exatamente para isso.



Além disso, os documentos são indispensáveis para comprovar a idoneidade do cliente, garantindo segurança à operação. Todos os solicitantes devem apresentar as certidões comprobatórias, sem distinção entre os clientes ou entre o tipo de imóvel a ser financiado.



Documentos pessoais



Grande parte dos bancos cobra a apresentação do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de renda e endereço atualizados, e certidão de débitos de tributos federais. As instituições podem solicitar outros itens.



Vale notar que esses documentos pessoais são requisitados para todos os requerentes. Portanto, se o indivíduo optar pela composição de renda familiar, todos os participantes precisarão apresentar a documentação.



Documentos para solicitar FGTS



Há situações em que o comprador pode utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para financiar o imóvel. Nesses casos, é necessário ter em mãos uma cópia da Carteira de Trabalho e Previdência (CTPS), extrato original expedido pela Caixa Econômica Federal do FGTS e declaração de Imposto de Renda (IR).



O FGTS pode ser usado para adquirir uma propriedade para uso residencial, seja em área urbana ou rural. O solicitante precisa ter trabalhado três anos no mínimo sob o regime FGTS, além de não possuir outro financiamento imobiliário ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).



Documentos do vendedor



O vendedor do imóvel também deve apresentar alguns documentos para a instituição financiadora. Quando a venda é feita por uma pessoa física, o banco irá exigir CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, certidão de débitos referente aos tributos federais e declaração da profissão.



Mas, se a venda for feita por uma pessoa jurídica, o banco deve cobrar documentos diferentes. São exemplos deles: cópia da certidão negativa de débito (CND), do contrato social ou estatuto social consolidado e registrado na junta comercial, carta com assinatura reconhecida em cartório dos representantes da empresa, entre outros.



Documentos para imóvel novo



Além dos documentos pessoais das partes envolvidas, o banco também solicita certidões relacionadas à propriedade que será financiada. Os apartamentos e casas novos, por exemplo, por nunca terem pago IPTU não apresentam a quitação, mas a certidão negativa.



Nesse caso, a instituição solicita ainda o registro de título de propriedade, a certidão negativa de ônus reais, registro de ações reipersecutórias e alienações, averbação da construção no cartório de registro de imóveis e outros documentos.



Documentos para imóvel usado



Os imóveis usados exigem documentos diferentes dos novos, como certidões negativas de débitos do IPTU, certidão negativa de débito condominial (se a residência estiver em condomínio), certidão negativa de ônus reais e certidão vintenária (20 anos) com negativa de ônus atualizada.



O solicitante que deseja financiar um imóvel usado também deve apresentar a opção de compra e venda preenchida pelas partes e assinada no contrato, além de cópia do boleto pago da Taxa de Cadastro e Avaliação (TCA). Se o bem já tiver sido financiado em outro banco, é necessária a declaração de saldo devedor.



Documentos na MelhorTaxa



Na MelhorTaxa, você pode fazer todo o procedimento de maneira rápida e on-line. Isso garanta ainda mais praticidade e facilidade para o seu dia a dia. A apresentação de documentos para financiamento pode ser feita até mesmo sem sair de casa.



Depois, quando o banco solicitar a documentação, basta digitalizar o que for preciso. Mas, fique tranquilo. Durante todas as fases, a MelhorTaxa te orienta sobre o que deve ser feito e providenciado.



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