Não podemos negar que os gastos na compra de um imóvel são geralmente bem altos, pois, além do valor do imóvel em si, alguns outros pontos precisam estar incluídos nas contas ao longo do processo. 

É natural que surjam dúvidas a respeito dos valores e documentos necessários para a compra de imóvel, mas você pode contar com a Melhortaxa para esclarecer todas essas questões!

Neste artigo exclusivo vamos deixar você por dentro de todos os gastos na compra de um imóvel e explicar exatamente quais são as taxas, os impostos e a documentação requeridos para o processo, para que você possa se planejar financeiramente e evitar surpresas desagradáveis. Confira. 

Veja quais são as taxas e os documentos necessários na compra de um imóvel 

Toda compra de bens inclui também algumas taxas e burocracias, para que os devidos serviços e regularizações sejam efetuados. Além disso, é de extrema importância levar em conta qual é o valor gasto com documentação na compra de um imóvel. Abaixo, detalhamos cada um desses custos para ajudar na sua organização. 

Financiamento

Os primeiros valores para ter em mente na hora da compra de um imóvel se referem à entrada e às parcelas do financiamento. Esse gasto é um dos principais e costuma ser um dos mais pesados, já que pode perdurar por até 30 anos. 

Em geral, os empréstimos junto às instituições financeiras costumam cobrir até 80% do valor do imóvel. Sendo assim, o montante pago de entrada é de no mínimo 20% do total. Vale lembrar também que os juros e as taxas variam de banco para banco, então o ideal é sempre negociar e assumir apenas parcelas que cabem no seu bolso. 

ITBI

Um dos principais gastos na compra de um imóvel é o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Trata-se de um tributo municipal, regulado pela prefeitura e cobrado toda vez que uma propriedade muda de dono.

O valor do ITBI varia entre  2% ou 3% (depende do município) do valor de mercado do imóvel e pode, inclusive, ser parcelado e pago juntamente com as prestações do financiamento. A quitação desse imposto é essencial para que o imóvel seja regularizado e tenha o registro da escritura em dia. 

Escritura Pública

Como comentamos no tópico anterior, a escritura pública está entre os documentos para comprar imóvel mais importantes de todo o processo. Nessa certidão, constam todas as informações sobre o empreendimento, os dados do vendedor e do comprador. 

Mas aqui temos uma boa notícia: o pagamento da escritura só é exigido para os imóveis comprados à vista, e o valor é de, aproximadamente, 1% do valor da casa ou do apartamento. Para propriedades financiadas, o contrato com o banco já vale como escritura temporária, e apenas após a quitação é emitida a escritura definitiva. 

INCC

A sigla INCC significa Índice Nacional de Custos da Construção. Resumidamente, esse documento é uma tabela que acompanha as variações de preço de materiais, mão de obra e matéria-prima. O INCC não possui um valor exato, pois é reavaliado mensalmente a fim de reajustar o preço final dos imóveis em construção. 

Em caso de financiamento, esse reajuste é aplicado todos os meses sobre as parcelas, até a quitação. Contudo, para compras à vista não há reajustes. Além disso, essa taxa é incluída apenas nos gastos para aquisição de um imóvel na planta. 

Casinha de madeira ao lado de um pote de vidro cheio de moedas.

Juros de obras

Juros de Obras é outra taxa cobrada para empreendimentos financiados que levanta muitas dúvidas e frequentemente é confundida com o INCC. Como comentamos anteriormente, o INCC é o valor reajustado dos custos da construção, enquanto juros de obra é um valor cobrado pelo banco das construtoras. 

Em outras palavras, Juros de obra, também conhecido como “taxa de evolução de obra”, é consequência do empréstimo que a construtora faz com o banco para que o empreendimento seja financiado. Sendo assim, esse custo é pago diretamente à instituição financeira.

Corretagem

A taxa de corretagem também deve ser incluída nas contas de como comprar um imóvel. Trata-se de uma forma de remuneração, acordada previamente, para o corretor que media os serviços de compra e venda. 

É importante ressaltar que o valor pago ao corretor ou à imobiliária é regulado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e permite a livre determinação de valores e negociação entre as partes interessadas. 

Seguro

Outro custo que deve ser inserido no planejamento financeiro de imóveis financiados é o seguro em caso de morte e invalidez permanente e danos físicos do imóvel, o MPI e o DFI. O valor do seguro gira em torno de 3% a 5% do valor do imóvel e pode ser pago simultaneamente durante as parcelas do financiamento.

Gastos extras 

Na hora de comprar um imóvel, não podemos nos esquecer dos gastos com manutenção e despesas correntes. Aqui contemplamos os impostos obrigatórios, como IPTU e condomínio, e outras despesas comuns, como conta de energia, água e gás. 

Caso você pretenda reformar ou mobiliar o local antes de se mudar, esses gastos também devem ser incluídos no seu orçamento! Por fim, ainda é possível optar por seguros residenciais que cobrem problemas elétricos, hidráulicos e casos de incêndio.

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Agora que você conhece todos os gastos na compra de um imóvel, já pode começar o seu planejamento financeiro e realizar o sonho da casa própria. Para isso, conte com a Melhortaxa e deixe que os nossos especialistas ajudem você a economizar e encontrar os melhores juros do mercado. Envie já o seu formulário de cadastro.