Quem procura qualidade de vida, tem bons motivos para morar em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catariana. Estudos realizados pelo Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento apontam Floripa (apelido carinhoso dado pelos habitantes e turistas) como a terceira cidade do país com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) municipal, 0,854%. Em nível nacional, os primeiro e segundo lugares são ocupados, respectivamente, por São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, localizadas no interior do Estado de São Paulo. Em comparação com todas as capitais brasileiras, Florianópolis fica à frente como o melhor IDHM.

Outras capitais bem avaliadas foram Vitória (ES), Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

O IDHM é definido a partir de três quesitos: educação, longevidade da população e renda. A força do turismo e eventos é um dos grandes propulsores para Florianópolis conseguir uma boa classificação. A capital oferece mais de 100 praias deslumbrantes, modernos centros de compra, polos empresariais e sedes governamentais. Floripa faz divisa com São José, Biguaçu e Palhoça.

A gastronomia baseada em frutos do mar é um ponto forte da região. Além da boa infraestrutura, a cidade preserva parques e ainda vilas habitadas exclusivamente por pescadores.

Fundada em 23 de março de 1726, recebeu o nome de Nossa Senhora do Desterro. Floripa foi colonizada por imigrantes portugueses; a arquitetura açoriana ainda é visível em locais da capital.  

O estado também faz parte da área de abrangência da Melhortaxa, serviço gratuito que pesquisa, analisa e presta consultoria para quem deseja encontrar um financiamento imobiliário adequado ao seu perfil econômico. Confira!