Condições especiais de financiamento para funcionário público

Conheça as vantagens que quem é servidor de órgãos municipais, estaduais e federais possui

A sensação de chegar em casa após um dia de trabalho é um dos melhores sentimentos do mundo, principalmente quando a residência é sua e você se sente confortável para deixá-la do seu gosto. Se você ainda não possui o imóvel próprio e trabalha em órgãos públicos, conheça o financiamento para funcionário público.

Os servidores de instituições municipais, estaduais e federais tem vantagens na hora de solicitar um financiamento de imóvel para servidor público, pois o banco valoriza a estabilidade financeira e diminui a burocracia para comprovar renda.

Qual o perfil do servidor público segundo as financeiras

Para os bancos, um comprador que transmite confiança no processo de quitação da dívida contraída é fundamental para oferecer condições de empréstimo vantajosas.

No caso de financiamento para funcionário público municipal ou de qualquer outro nível federal, a comprovação de renda é facilitada.

Algumas financeiras, inclusive, preferem descontar o valor do financiamento diretamente na folha de pagamento.

Estude se a proposta é interessante para você. Caso opte por esse modelo, é possível negociar a taxa de juros do financiamento por se tratar de uma operação financeira de baixo risco.

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Quais as vantagens de financiamento

Se você ficou interessado e se enquadra nesse perfil, saiba que o processo envolve maior facilidade na obtenção do crédito e prazos maiores para quitação da dívida, seja para quem opta pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Muitas vezes, entre os obstáculos para o financiamento, está o valor de entrada exigido. Normalmente, o investimento gira em torno de 30% do valor total do imóvel.

Para quem optar por financiamento imobiliário para funcionário público de SP ou de outros estados, a entrada pode ser entre 10 a 20% do valor.

Como é feita a análise de crédito

A análise de crédito é realizada da mesma forma que para demais interessados. A aprovação é feita após a verificação de dados cadastrais do tomador de crédito e respectivo cônjuge, se houver, e pela consulta da inadimplência do nome em bancos gestores de dados.

Posteriormente, deve-se comprovar que o empréstimo solicitado não ultrapassa 30% da renda do comprador. Por fim, é consultado o seu score de crédito. Após a aprovação, você já pode solicitar o financiamento para funcionário público e garantir a casa própria.

Qual imóvel pode ser financiado?

No caso de financiamento de imóveis, principalmente realizado em bancos públicos, há algumas limitações para obter o crédito e conseguir a redução de juros para que o processo ocorra normalmente. Entre as normas para o imóvel, estão:

  • não pode ser comercial;
  • ser destinado à moradia do comprador, não sendo autorizado o uso exclusivo por terceiros, mesmo que familiares;
  • estar sem pendências jurídicas e com a documentação regularizada.

Como escolher as melhores propostas

Para quem tem dúvidas sobre como encontrar as melhores propostas e não possui tempo hábil para visitar diferentes bancos, pode escolher uma consultoria on-line e gratuita, como a Melhortaxa.

Contar com uma equipe especializada é fundamental na hora de entender os termos do contrato e planejar o orçamento.

Por meio de um rápido cadastro, avaliamos o seu perfil e entramos em contato com instituições que oferecem financiamento de imóvel para funcionário público. Dessa forma, você tem a certeza de contratar o melhor crédito para realizar seu sonho!

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