O processo de financiamento para empreendedores rurais e agricultores pode gerar uma série de dúvidas. Por isso, é importante compreender como é possível fazer o financiamento de imóvel rural. Assim, entendendo como o processo funciona na prática, fica mais simples encontrar a sua opção ideal.

Por isso, confira o conteúdo que preparamos com exclusividade para você e saiba quando um imóvel está incluído nessa classificação e como o crédito para compra de imóvel rural funciona. Acompanhe!

Entenda o financiamento rural

O processo de financiamento de imóvel rural ocorre de maneira diferente daquele voltado para imóveis localizados nas cidades. Por exemplo, os recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não estão disponíveis para a aquisição de imóveis rurais.

Isso porque as maiores instituições financeiras atuam com essa linha de crédito voltada à aquisição de propriedades nos centros urbanos. Os bancos privados disponibilizam financiamento de imóvel rural apenas para as empresas, focando no desenvolvimento econômico.

Existem programas de estímulo para a regularização da habitação rural por meio do financiamento em bancos públicos nacionais. No entanto, este tipo de programa é voltado aos agricultores, e não a quem gostaria de ter uma casa de campo.

Onde contratar este tipo de crédito

Se estiver interessado em contratar o crédito para imóvel rural, você pode recorrer aos bancos que trabalham com a linha, que são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Com a Caixa, você conta com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Nele, os agricultores sem-terra podem conseguir o crédito rural para a aquisição de um imóvel. Os recursos dessa linha também estão disponíveis para a produção de áreas rurais por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

financiamento de imóvel rural

Existe ainda o Programa Nacional de Habitação Rural, criado pelo Governo Federal pela Lei 11.977/2009, que abrange, além da Caixa, o Banco do Brasil. Ele permite que o trabalhador rural construa ou termine as obras de sua casa.

Quais são os requisitos?

O PNHR compõe o Minha Casa Minha Vida, e é importante ressaltar que, para ter acesso ao incentivo do governo no financiamento de imóvel rural, é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Ser integrante de um grupo criado pela Entidade Organizadora;
  • Possuir idoneidade cadastral;
  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente;
  • Apresentar comprovante de estado civil;
  • Ter o CPF ativo e regular na Receita Federal;
  • Comprovar renda bruta familiar anual de até R$ 17 mil.

Se você for agricultor familiar, além dos requisitos mencionados, é preciso:

  • Apresentar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), com três anos de emissão até a contratação;
  • Contar com a mão de obra familiar em seu estabelecimento;
  • Ter percentual mínimo de renda familiar proveniente do estabelecimento;
  • Administrar o negócio com os próprios familiares.

As demais operações

O Programa Casa Verde e Amarela não faz distinção entre localização e garante o crédito com taxas de juros menores para as famílias das áreas rurais.  A renda para fazer parte desse programa é de até R$ 84 mil ao ano. Já quem possui renda menor que R$ 48 mil ao ano conta com juros menores e ainda pode ter subsídios.

Para você simular financiamento imóvel rural, é ideal contatar instituições financeiras que trabalham com essa linha e fazem a liberação do crédito. Há simuladores online nos sites dos grandes bancos, mas eles realizam simulações voltadas à aquisição de imóveis localizados apenas em centros urbanos.

O mesmo se aplica ao empréstimo com garantia de imóvel rural. Não são todas as instituições que aceitam, porém existe a possibilidade de obter aprovação nessa linha de crédito. Por isso, consulte o regulamento das instituições e entenda os requisitos do empréstimo com um imóvel rural em garantia.

Documentos para o empréstimo com um imóvel rural em garantia

Para a contratação e a aprovação de um financiamento para compra de imóvel rural, é necessário apresentar alguns documentos. Confira abaixo a lista daquilo que é preciso apresentar para essa operação:

  • CCIR – Cadastro de Contribuinte de Imóvel Rural;
  • ITR – Imposto Territorial Rural;
  • CRI – Certidão de Regularidade do Imóvel;
  • CND – Certidão Negativa de Dívidas.

Conte com a Melhortaxa para entender sobre crédito!

Agora que você sabe como funciona o financiamento imóvel rural, fique conosco aqui no blog Melhortaxa e entenda mais sobre o crédito em diferentes modalidades.

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