Financiamento imobiliário: Caixa anuncia novo ajuste nos juros

Entenda as mudanças adotadas pela Caixa Econômica Federal para financiamento de imóveis

Na última segunda-feira (21), a Caixa Econômica Federal anunciou que a partir do dia 1º de outubro suas taxas de financiamento de imóveis sofrerão reajuste. Esse será o terceiro reajuste tarifário para crédito imobiliário do ano de 2015. 

Segundo o banco, isso se deve ao aumento das taxas básicas de juros (Selic), que atualmente se encontra em 14,25%. Para os que já conseguiram contratar crédito com a instituição financeira, a tabela anterior ao novo reajuste segue valendo. Já para aqueles que iniciarem o  processo de obtenção de crédito a partir de outubro, a taxa efetiva total de financiamento imobiliário para não clientes passa a ser de 9,9% ao ano para imóveis enquadrados pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH). Aos clientes do banco e servidores públicos, as taxas ficam em 9,3% e 9,8% ao ano, respectivamente.

Imóveis enquadrados no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) terão o financiamento para não clientes tarifado em 11,5% ao ano. Correntistas e servidores resonderão por taxas de 10,7% e 11,2% ao ano, respectivamente. 

Vale lembrar que o ajuste de maio no teto dos financiamentos segue vigente. Imóveis novos pertencentes ao SFH permitem financiamento de 50% do valor total do imóvel, enquanto imóveis pertencentes ao SFI permitem financiamento de 40%. Imóveis usados de até R$750 mil financiados no Sistema de Amortização Constante (SAC) permitem que 50% do valor seja financiado. 

O novo ajuste não se aplica a financiamentos pertencentes ao programa Minha Casa Minha Vida. 

Buscando financiamento imobiliário? A Melhortaxa compara as taxas das maiores instituições financeiras do país e indica a melhor opção de financiamento para seu perfil financeiro, sem cobrar nada por isso. Faça já uma simulação!

 

Veja Também