Financiamento de terreno: qual o melhor investimento

Saiba como funciona o financiamento de terreno e quais são as suas opções

Muitas pessoas que têm o sonho da casa própria, acabam indo em busca do financiamento de terreno por dois grandes motivos. Por achar que financiar um imóvel seria mais caro ou, simplesmente, por querer construir a casa do jeito que sempre sonhou. Mas será que essa é mesmo a melhor opção para ambas situações?

Há outros tipos de financiamentos que podem ser vantajosos, a depender da sua situação. Saiba, a seguir, todas as informações sobre financiamento de terreno com a Melhortaxa!

Como financiar um terreno?

Uma das formas de fazer um financiamento de terreno, é através do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que, de acordo com a resolução nº 4.676, foi criado para “facilitar a aquisição da casa própria ou moradia”.

Segundo a lei, todas as instituições financeiras aprovadas pelo Banco Central podem financiar até 80% do valor de um imóvel, novo ou usado, e terrenos, para fins residenciais ou comerciais, com o fundo do SBPE.

O SBPE, e todo o setor imobiliário, giram principalmente com os rendimentos da poupança. Logo, quanto mais se investe na poupança, um modelo conservador de negócio, mais fundos há no setor.

Dentro do SBPE, há dois tipos de financiamentos que valem tanto para terrenos como para imóveis:

Sistema Financeiro Habitacional (SFH)

Exige que o tomador não tenha outro imóvel ou outro financiamento em seu nome e que tenha trabalhado por três anos, que não precisam ser consecutivos, com a carteira assinada.

Nesta modalidade, pela Caixa Econômica Federal, é possível utilizar o FGTS e os imóveis ou terrenos não podem ultrapassar 1,5 milhão de reais para serem financiados.

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

Atende o grupo que não se encaixa nas exigências do SFH. No SFI, por exemplo, não há um limite para o valor do imóvel ou terreno financiado, e não há problemas em ter outras propriedades em seu nome.

O SFI também não tem um limite para o comprometimento da renda.

O que preciso para conseguir um financiamento?

Para que o financiamento para compra de terreno seja aprovado, é fundamental que o interessado não tenha restrições junto ao serviço de análise de crédito.

Também é preciso ser brasileiro, ter mais de 18 anos e comprovar que a parcela do financiamento não compromete mais de 30% da renda. Em alguns casos, é feita a soma da idade, mais o tempo de duração do empréstimo, para que não excedam os 80 anos.

Quanto maior a renda, mais possibilidades de conseguir o crédito, claro. Entretanto, as taxas de financiamento de terreno são sempre mais altas do que as taxas para financiamento de imóveis prontos.

?

O financiamento de imóveis pode ser uma opção

É possível financiar não só um terreno, mas imóveis na planta, em construção, novos, usados, e é possível até fazer um financiamento para construção. O importante é analisar qual a sua prioridade e condições, para escolher o melhor tipo de financiamento.

Se já tiver um terreno, mas não tiver dinheiro para construir, por exemplo, o crédito para construção se tornará o melhor aliado.

Já financiar um apartamento pronto, neste caso, pode ser muito mais vantajoso do que investir em um terreno. Isso porque frequentemente são aplicadas taxas e regras de imóveis comerciais nesse tipo de negócio. A alegação dos bancos é que não se sabe qual a finalidade de utilização do terreno.

É aí que sente-se a diferença. No financiamento imobiliário, o empréstimo concedido pode financiar até 80% do valor do imóvel, podendo ser pago em até 35 anos.

Já o financiamento de terreno tem o prazo de 15 anos - mas costuma ser aprovado para apenas dez -, e cobre até 70% do valor. Ou seja, além das taxas de juros, o tempo para liquidação do financiamento e o crédito concedido também sofrem alterações significativas.

Optar por algo pronto ainda é vantajoso para muitas pessoas que não têm um local próprio para morar. Isso faz com que os custos de um possível aluguel, por exemplo, sejam transferidos para o pagamento das parcelas do financiamento.

É possível fazer uma simulação de financiamento de imóveis no site da Melhortaxa. A partir disso, uma busca rápida é feita, e os menores juros são informados a você. Em um só lugar, diferentes propostas de instituições que se adequam ao seu perfil.

Veja Também