Ao contrário de muitas pessoas, que dão preferência por comprar um imóvel na planta ou já construído, algumas preferem fazer um financiamento de terreno para criar o próprio espaço. Diante dessa situação, pequenas dúvidas acabam surgindo sobre as etapas do negócio e quem pode solicitar o crédito.

Caso a área esteja localizada em regiões urbanas, é possível dar entrada no financiamento para compra de terreno de forma rápida e segura. A seguir, conheça mais informações sobre como executar esse processo e as principais vantagens.

Como funciona o financiamento de um terreno residencial?

Antes de mais nada, saiba que, para comprar uma área financiada, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) só pode ser usado se for pelo financiamento de aquisição de terreno e construção da Caixa Econômica Federal. 

É possível simular financiamento de terreno diretamente com a Caixa para saber se você conseguirá o crédito. São exigidos alguns critérios e documentos um pouco diferentes de outras instituições financeiras.

Dessa forma, somente recursos provenientes do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) e das instituições bancárias podem ser usados nesse processo.

O limite de parcelas do financiamento de terreno e construção varia de acordo com cada instituição, sendo comumente aplicada a mesma regra de imóveis comerciais (dez anos e maior taxa de juros). 

Contudo, nessa situação, o valor dos juros tende a ser relativamente mais alto em relação aos imóveis já prontos. O limite de crédito para financiar um lote gira em torno de 70% do valor da área.

Agora, caso a instituição financeira use recursos próprios ao conceder crédito para o financiamento de terreno rural ou urbano, os juros cobrados mensalmente tendem a ser ainda mais elevados. Por isso, caso escolha essa opção, verifique se vale a pena ou não solicitar a quantia necessária.

Quem pode financiar a compra de um terreno?

Existem alguns critérios a serem analisados pelo credor antes de disponibilizar o crédito ao solicitante. Isso garante maior segurança para ambas as partes. No caso do cliente, há menos dificuldades durante o pagamento das parcelas. Confira!

  • Pessoas maiores de 18 anos;
  • Comprovante de renda mensal familiar e, a partir daí, limite de crédito disponibilizado;
  • Nascidos no Brasil ou com cidadania brasileira;
  • Contratação dos serviços de seguro oferecidos pela instituição;
  • Idade somada à quantidade de anos de duração do financiamento de terreno não pode exceder 80 anos e meio.

Se o financiamento de terreno for feito pela Caixa Econômica, acrescente às condições e aos documentos solicitados:

  • Prestação não pode ser maior que 30% da renda familiar bruta;
  • Não possuir outro financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação;
  • Não ter utilizado nenhum desconto usando o FGTS para outro financiamento;
  • Não estar com o nome “sujo” no Serasa;
  • Apresentar declaração de Imposto de Renda.

Passo a passo para financiar um terreno

Caso decida fazer um empréstimo para compra de terreno, analise todas as instituições bancárias que concedem esse tipo de crédito e veja se os juros estão de acordo com seu perfil.

financiamento de terreno

Escolhido o credor ideal, entregue a documentação exigida. Espere a instituição analisá-la e verificar se está tudo em ordem. Isso é importante, pois, nessa etapa, o órgão responsável por conceder o crédito irá consultar sua renda mensal e se você possui o nome sujo.

Por fim, após o banco aprovar o financiamento, basta escolher o terreno, assinar o contrato de compra e venda e registrá-lo em um cartório. Assim, imediatamente, a quantia solicitada será depositada em sua conta, e as parcelas começam a correr.

Vantagens de adquirir um terreno

Conforme mencionado acima, geralmente, os juros do financiamento de terreno são mais elevados em relação ao crédito para a compra de imóveis na planta, novos e seminovos. Contudo, existem diversas vantagens em adquirir um lote de terra e, posteriormente, construir algo nele.

A solicitação de um financiamento de terreno não costuma demorar para ser liberada. Quando se trata de um imóvel já construído, é feita uma avaliação em toda a propriedade para atestar se não há nenhuma falha estrutural. Por ser um processo demorado, isso atrasa a liberação do empréstimo.

Já em relação à compra de um terreno financiado, nem sempre uma vistoria será necessária, justamente pela falta de construção. Entretanto, a metragem mencionada no ato do financiamento precisa ser igual àquela da escritura.

O valor do crédito também é mais fácil de ser calculado, já que não é necessário fazer a conta dos metros quadrados construídos. Afinal, o imóvel ainda não foi estruturado de fato.

Financiamento de terreno? Conheça as soluções da Melhortaxa

Agora que você já sabe como financiar um terreno, chegou o momento de verificar qual instituição do mercado é melhor para lhe conceder um empréstimo. Para isso, faça seu cadastro aqui, na Melhortaxa! Oferecemos total assistência para você fechar um bom negócio!

Por meio de nosso site, você encontrará muita praticidade para simular quais juros cabem melhor em seu orçamento. Assim, o financiamento de terreno poderá ser feito de forma rápida e com preço justo!