Entenda como funciona um financiamento para reformas

O crédito oferece menores taxas de juros para quem deseja reformar um imóvel


Seja para vender o imóvel ou apenas para mudar o ambiente em que vive e ter mais conforto em seu lar, a mudança de alguns cômodos é necessária em algum momento. Para isso, adquirir um financiamento para reforma pode ser a melhor solução, especialmente nos casos em que as obras não foram planejadas. 

Como funciona um financiamento para reforma de imóvel

O empréstimo para reforma é uma linha de crédito voltada para quem está construindo ou reformando um imóvel. Ela é oferecida com taxas de crédito mais baixas do que um empréstimo pessoal e pode cobrir até 100% do valor correspondente à obra. 

Entre as exigências das instituições financeiras, o solicitante do crédito para reforma precisa ser, de fato, o proprietário do imóvel — não podendo, portanto, que este esteja alienado a algum outro financiamento. Por fim, a pessoa não pode ter outro imóvel no local e região em que mora ou pretende morar após a reforma. 

Vantagens de solicitar um financiamento para reforma

O financiamento de reforma é uma das opções que garantem o término de suas obras, além de permitir que as mudanças desejadas sejam realizadas mais rapidamente, sem a necessidade de juntar um montante por um período determinado. Confira a seguir mais algumas outras vantagens dessa linha de crédito.

Dinheiro mais rápido

Imprevistos fazem parte de todo tipo de obras, seja na necessidade de comprar mais material do que o calculado, seja o período que vai levar até a sua conclusão, ou a contratação de mais mão de obra. 

Com isso, quem faz obras com o dinheiro acumulado de suas economias pode ter que pausar os serviços por um tempo para que mais dinheiro seja adquirido. Já com o financiamento para reformas, a verba para a conclusão das mudanças é maior, fazendo com que o risco de faltar dinheiro seja menor. 

Para tornar o negócio ainda mais interessante, refinanciar a própria casa ou apartamento pode ajudar a obter um crédito ainda maior — e de uma vez só, visto que no financiamento para construção o montante é liberado conforme a obra acontece.

Melhores juros e prazos de pagamento

Os prazos e taxas de juros de um financiamento para reforma acabam sendo mais vantajosos do que utilizar um empréstimo comum para a mesma finalidade. Há uma boa variação entre as instituições financeiras, mas, no geral, o valor acaba ficando entre 2% a 4% de juros ao mês.

Agora, quem deseja taxas ainda menores, uma opção é o refinanciamento de imóveis, que oferece juros ainda mais baixos que os de financiamento de materiais de construção

Mantenha sua reserva de dinheiro

Dependendo das mudanças planejadas pelo dono da propriedade, os custos de uma reforma podem sair muito mais caros do que o estipulado. Então, em vez de comprometer sua reserva de emergências, é mais recomendado fazer um financiamento para reformas. 

Além disso, em algum momento, o montante de dinheiro acumulado para as emergências pode acabar sendo necessário para resolver imprevistos e, portanto, é importante que sua reserva esteja abastecida. 

Tenha cautela antes de contratar um financiamento

É importante ter em mente que, mesmo sendo uma saída vantajosa e rápida, o financiamento para reforma e demais linhas de crédito são dívidas grandes. Se não houver um bom planejamento financeiro, há grandes chances de inadimplência. 

Além disso, é importante lembrar que, por mais que o financiamento para reforma possua taxas exclusivas, em alguns casos, outras linhas de crédito podem ser mais interessantes para o consumidor. Não só pelas taxas de juros, mas pelo valor pretendido.

O refinanciamento, inclusive, é um bom exemplo disso. Com taxas ainda menores do que as do financiamento para reforma e tendo um prazo de pagamento bem extenso, o consumidor obterá o crédito todo de uma vez para poder planejar e executar a obra da melhor maneira possível.

Conte com a ajuda da Melhortaxa

Seja um financiamento para reforma ou qualquer outra linha de crédito, conte com a ajuda da assessoria dos profissionais da Melhortaxa! Eles trabalham para oferecer as melhores taxas de juros do mercado para você, com base no seu perfil. Caso prefira, é possível fazer uma simulação de crédito em nosso site. Confira!  

Veja Também

Mais lidos