Entenda as mudanças do crédito imobiliário Caixa

Os juros da linha pró-cotista da Caixa passaram a ter um valor mínimo de 8.76% e, por isso, acaba não sendo vantajoso ao consumidor

Neste início de ano, a linha pró-cotista de crédito imobiliário da Caixa foi reaberta a quem deseja fazer uso de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Contudo, algumas mudanças ocorreram quanto aos juros cobrados pela instituição, tornando essa opção um pouco desvantajosa ao bolso do consumidor.

A linha pró-cotista é uma opção a quem não se enquadra nas normas do programa Minha Casa Minha Vida do governo federal. Isso porque, suas taxas de juros mensais são consideradas uma das mais baixas do mercado e, por isso, é capaz de despertar o interesse dos clientes.

Crédito imobiliário Caixa?

Crédito pró-cotista deixa de ser um atrativo

Os juros pró-cotista da Caixa sofreram uma pequena elevação no início do ano e, atualmente, estão entre 8,76 e 9,01%. Com isso, essa linha de crédito deixou de ser considerada a mais favorável do mercado, apresentando uma leve desvantagem em relação aos créditos contratados pelo SFH (Sistema Financeiro Habitacional).

A efeitos de comparação, os financiamentos das maiores instituições financeiras do país via SFH possuem taxas a partir de 8,5%. Até o ano passado, os juros mínimos da linha pró-cotista era 7,85% — um valor considerado acessível para quem não conseguia obter o crédito pelo Minha Casa Minha Vida.

Além disso, cabe lembrar que, os recursos anuais da linha pró-cotista são limitados e, geralmente, podem se esgotar antes do término do ano. Para 2019, a Caixa Econômica Federal reservou a quantia de R$ 4,5 bilhões destinados a financiamentos de imóveis novos e usados.

Financiamento pelo SFH é uma opção

Até agosto de 2018, as taxas oferecidas pelo SFH variava entre 9 e 10,5%, enquanto o pró-cotista possuía juros a partir de 7,85%. Portanto, ao darem entrada em um pedido de financiamento imobiliário, era normal os clientes optarem por essa opção oferecida pela Caixa Econômica Federal.

Contudo, desde agosto, os juros do SFH apresentaram uma leve queda, ficando entre 8,5 e 10,25%. Considerando que a linha pró-cotista possui taxas entre 8,76 e 9,01%, os créditos contratados pelo Sistema Financeiro Habitacional passaram a ser mais vantajosos ao cliente.

Prazos e limites de renda do recurso pró-cotista

Os clientes interessados em contratar o financiamento Caixa pró-cotista devem estar cientes de que o prazo de pagamento possui uma variação entre 5 anos (60 meses) e 30 anos (360 meses). Além disso, não existe limite de renda ao fazer a solicitação deste recurso.

Ao mesmo tempo, financiamentos pelo SFH também não exigem uma renda máxima durante a contratação dos serviços. Nesse caso, o prazo de pagamento de todas as parcelas varia entre 120 meses (10 anos) e 420 meses (40 anos). Contudo, só se enquadram neste programa os imóveis com valor de até R$ 1,5 milhão.

Como é feito o cálculo dos juros no financiamento da Caixa?

Financiamentos da linha pró-cotista possuem os juros calculado sobre o valor do imóvel e o total de sua renda mensal. Portanto, quanto maior for seu salário e o preço da propriedade a ser adquirida, maiores serão as taxas cobradas pela Caixa Econômica Federal.

Isso porque, levando em consideração a análise dos seus dados antes da concessão do crédito, a Caixa entende que você possui condições de quitar um valor mais elevado.

Requisitos para poder contratar um financiamento pela Caixa

Alguns requisitos importantes precisam ser atendidos por quem deseja contratar um crédito imobiliário pela Caixa. Além de precisar ter uma quantidade razoável de Fundo de Garantia disponível, ao solicitar o financiamento é preciso:

  • ter trabalhado com carteira assinada via CLT por, no mínimo, três anos não consecutivos;
  • não ter nenhuma propriedade registrada em seu nome no município onde pretende comprar o imóvel a ser financiado;
  • não ter nenhum financiamento habitacional ativo,
  • morar na mesma cidade onde a propriedade adquirida está localizada.

Na dúvida sobre qual o melhor financiamento, procure a Melhortaxa

Os financiamentos via SFH são mais vantajosos em relação a linha pró-cotista do crédito imobiliário da Caixa ao longo deste ano. Contudo, antes de contratar o serviço, é preciso analisar quais instituições possuem as melhores condições de juros do mercado para adquirir um imóvel.

Enquanto a Caixa Econômica oferece crédito de SFH com taxas a partir de 8,75 a.a + TR (Taxa Referencial), outros bancos estão com índices de 8,3%, por exemplo. Mas, caso queira saber qual é a melhor opção dentre todos os créditos disponíveis no mercado, a melhor opção é se cadastrar na Melhortaxa.

Nossa equipe especializada irá oferecer assistência total e gratuita durante todo o processo de contratação do crédito. Fazemos a análise do seu perfil e comparamos as menores taxas de juros do mercado a fim de verificar quais estão de acordo com suas necessidades. Cadastre-já!

Veja Também