Entenda a regulamentação das fintechs brasileiras

O Banco Central regulamentou três resoluções que serão fundamentais para as fintechs

Entenda a regulamentação das fintechs brasileiras O Banco Central regulamentou três resoluções que serão fundamentais para as fintechs Em abril deste ano, o Banco Central regulamentou a autorização para o funcionamento efetivo das fintechs brasileiras. A regulamentação objetiva criar maior competitiva para esse nicho, e ainda garantir maior segurança jurídica às operações realizadas em plataformas digitais.

Muitas pessoas ainda não entendem o que é fintech, apesar de esse tipo de negócio estar crescendo muito no país. Basicamente, é possível dizer que essas empresas são voltadas para desenvolver soluções financeiras de maneira tecnológica.

?

Entenda como era antes

As fintechs começaram a se desenvolver no Brasil há menos de 10 anos. Embora seja recente, esse tipo de startup financeira rapidamente conquistou o público, pois oferece muita praticidade. Agora, é possível abrir uma conta-corrente, comparar modalidades de crédito e solicitar empréstimos sem sair de casa, por exemplo.

Até então, as fintechs funcionavam por meio de bancos e financeiras. Por isso, havia mais custos no processo que eram repassados aos clientes. Portanto, essas companhias tinham como base a regulamentação do tradicional mercado financeiro, o que nem sempre correspondia às necessidades delas.

Saiba como será agora

Somente este ano o Banco Central publicou três resoluções que serão decisivas para o futuro das fintechs brasileiras. A resolução nº 4.656 criou dois tipos de empresas financeiras.

As Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEP) ou Peer to Peer são focadas em fazer a ponte entre tomadores de crédito, que precisam de recursos, e investidores, que querem emprestar dinheiro com um retorno considerável.

Para essa modalidade, o BC estipulou o limite de R$ 15 mil por CPF ou CNPJ. Esse valor poderá aumentar daqui algum tempo, pois foi pensado especificamente para o começo das operações.

Outro tipo de fintech criada pela resolução é a Sociedade de Crédito Direto (SCD). Essa empresa poderá atuar em segmentos antes restritos às instituições financeiras e bancos, como seguros e análise de crédito.

A resolução nº 4.567 permitiu que as startups financeiras fossem enquadradas nas regras do segmento S5. Dessa forma, elas poderão fazer operações de custódia, venda de direitos creditórios e securitização.

Diferentemente das outras, a resolução nº 4.658 foi totalmente pensada para proteger as informações cibernéticas. As novas regras estipulam padrões que as fintechs devem seguir.

Confira as vantagens da regulamentação

O regulamentação das fintechs brasileiras será decisiva para garantir maior segurança e tranquilidade a todos os envolvidos nessas operações. Tanto as empresas quanto os clientes terão mais garantias, uma vez que as regras visam aumentar a transparência do setor.

Cabe notar que a concorrência poderá ser ainda maior, pois as taxas cobradas pelos bancos tenderão a cair. A expectativa é que até mesmo o empréstimo pessoal, cujos juros são os maiores do mercado, tenha condições mais atraentes para todos.

O que muda para os financiamentos

Quem estiver interessado em tomar um financiamento para a compra de um imóvel, provavelmente, terá mais opções a partir de agora. Como já foi dito, a tendência é que os bancos e financeiras diminuam as taxas para conseguir acompanhar o boom das fintechs.

No geral, as transações de solicitação e liberação desse crédito continuarão iguais. No entanto, agora os usuários possuem mais segurança e confiança para realizarem as operações digitais — principalmente, os indivíduos que ainda não têm tanta familiaridade com esse tipo de procedimento.

A Melhor Taxa te ajuda a realizar os seus planos

A Melhor Taxa é uma startup financeira desenvolvida para ajudar os interessados a encontrar o financiamento que deseja. Para alcançar esse objetivo, contamos com tecnologia, conteúdo e parceria com os principais bancos brasileiros.

Por meio dos nossos simuladores, é possível verificar as melhores condições de crédito a partir dos dados fornecidos. Basta preencher algumas informações, como valor do imóvel e prazo ideal para terminar o pagamento. Em até 72 horas, será enviado um e-mail com as propostas que correspondem à pesquisa.

Após receber as propostas no e-mail, você pode indicar aquelas que mais atendem ao que procura. Depois disso, enviamos a ficha de documentação que deverá ser apresentada, para que o financiamento prossiga.

Boa parte das etapas para fazer a solicitação é feita on-line. Apenas nas fases finais é que o cliente deverá comparecer presencialmente: uma vez para assinar o contrato e outra para levar o contrato para o cartório.

Fácil, rápido e seguro

Ao comparar as taxas cobradas pelas instituições em único lugar, você economiza tempo e garante o preço que cabe no seu bolso. Além disso, dispomos de uma plataforma tecnológica com segurança total aos dados dos clientes.

Caso tenha alguma dúvida durante os processos, nossa equipe especialista em crédito poderá ajudá-lo. Portanto, não é preciso ser um expert em finanças para conseguir as melhores oportunidades para realizar o seu projeto.

Aproveite todos esses benefícios e venha ser um cliente Melhor Taxa. Aqui, o seu sonho se torna realidade. Solicite já um financiamento ou refinanciamento de imóvel!

Veja Também