Uma dúvida bastante comum entre os brasileiros com restrições no nome é se há a possibilidade de realizar tomadas de crédito por meio de garantias, como do próprio carro, por exemplo. A resposta é que depende da situação! Mas, afinal, você sabe como funciona o empréstimo com garantia de veículo para negativado?

Antes de mais nada, é preciso compreender que, com o nome sujo, o tomador se vê limitado a pedir empréstimos — já que são poucas as opções. Também chamada de refinanciamento de veículo, a modalidade com garantia nem sempre é aceita pelos bancos, mas, quando aprovada, carrega consigo juros altos e outros encargos.

Está interessado na modalidade de empréstimo com garantia de veículo? Então, acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona o refinanciamento, quais as regras para a aprovação e como solicitar o crédito de maneira segura.

Como funciona o refinanciamento de veículo?

O empréstimo para negativado com garantia de veículo também é conhecido como refinanciamento, e entender como funciona essa modalidade é o primeiro passo antes de solicitar o crédito.

A prática de empréstimo com alienação de veículo é bastante comum e consiste em utilizar um automóvel como garantia no momento da tomada de dinheiro emprestado. Porém, como toda operação financeira, o refinanciamento é uma modalidade de crédito que requer atenção antes de solicitação.

Quais os critérios para utilização do empréstimo com garantia?

As regras para utilização do empréstimo com garantia de veículo para negativado funcionam da seguinte forma: é fundamental que o veículo — seja carro, seja moto — esteja quitado em seu nome, não sendo possível a realização em nome de um cônjuge. O automóvel também não pode ter mais de 10 anos de fabricação. 

Outro fator importante a se levar em conta antes de solicitar o empréstimo com garantia para negativado é que o veículo fica alienado. Isso significa que, antes de quitar a dívida, você não terá liberdade para vender o automóvel caso tenha interesse. 

Como o tomador de crédito oferece o veículo como garantia em caso de não pagamento da dívida, os juros desse tipo de empréstimo acabam sendo menores. Em relação ao montante creditado, é possível conseguir de 50% a 90% do valor do veículo — calculado com base na Tabela Fipe

E se o empréstimo com garantia não for aprovado? 

Como estamos tratando neste texto de pessoas em situação de restrição do CPF — ou seja, que já possuem dívidas em aberto com alguma instituição financeira —, é natural que a dificuldade para conseguir um empréstimo com garantia de veículo para negativado seja maior. Mas isso não significa que é impossível! 

Alguns bancos aprovam a tomada de crédito, desde que acrescida de juros altos e outras condições. Nesse caso, o empréstimo para negativado com veículo de garantia pode não ser uma boa opção. Porém, a recomendação é que sempre haja uma renegociação da pendência anterior antes de você obter outro empréstimo. 

Porém, se o motivo para a tomada de crédito for urgente, e não houver outra opção, é possível negociar com algumas instituições. Se a negociação não funcionar, você pode optar por outras opções de linhas de crédito, como o empréstimo consignado

Na modalidade de consignado, as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento, o que significa maior segurança para o banco. Além disso, as taxas de juros são menores e não há exigência de análise de crédito.

Por fim, vale salientar que, mesmo seguindo todos os critérios, ainda assim, o banco pode não aprovar o crédito. Afinal, são diversos critérios de avaliação. Se a resposta for negativa, vale entrar em contato com outras instituições para comparar taxas e regras utilizadas.

Refinanciamento de veículo é com a Melhortaxa

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo com garantia de veículo para negativado, ficará mais fácil se planejar para entrar em contato com o banco e realizar simulações. E a Melhortaxa pode ajudar você nessa etapa!

O refinanciamento de veículo é uma alternativa de crédito utilizada nas situações em que o orçamento do tomador não é o suficiente, ou mesmo em casos de restrição de nome. Conte conosco para analisar as diversas opções oferecidas pelos bancos e escolher a que melhor se encaixa no seu propósito.