Empréstimo autônomo: garanta crédito sem ter renda formal

Saiba como comprovar renda e conseguir o empréstimo ideal com taxas de juros baixas

Ter o seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Entre as vantagens principais, estão decidir os rumos do negócio, a área de investimento e ter autonomia sobre os planos do negócio. No entanto, muitos empreendedores buscam empréstimo autônomo para alavancar a empresa.

Para quem não consegue comprovar a renda, os empréstimos tendem a ter alta taxa de juros, devido a insegurança financeira no compromisso assumido pelo interessado.

Se você está enfrentando dificuldades para obter empréstimo para autônomo, algumas dicas podem ajudar a conseguir boas ofertas.

Liste suas prioridades: qual a finalidade do crédito

Na hora de solicitar crédito, é fundamental você já ter elencado as prioridades de investimento no seu negócio, tanto para manter o foco para utilizar o montante, evitando acumular empréstimos, como para demonstrar confiabilidade às instituições financeiras.

De acordo com levantamento do Sebrae, cerca de 16% dos empresários que buscam os serviços do agente de capacitação, solicitam crédito para investir no próprio negócio.

Na maioria dos casos, o investimento é para aumento de capital de giro, uma outra parcela é para reformas enquanto outros preferem adquirir novas máquinas.

Como comprovar renda

Muitos profissionais autônomos encontram dificuldade em conseguir empréstimos, já que é preciso comprovar renda. No entanto, alguns documentos servem como apoio para facilitar essa aprovação.

Entre as opções que você pode utilizar, estão os recibos de pagamento de autônomo, extratos bancários e contratos de prestação de serviços.

Se o comprador for aposentado ou pensionista, é possível declarar a renda utilizando os últimos três comprovantes do depósito do benefício.

Dificuldades de empréstimo: taxas de juros altas

Outra dica para quem quer ter o crédito aprovado e com juros baixos, é reunir comprovantes de que você é um bom pagador. Para isso, verifique o seu score e o seu cadastro positivo em gestores de bancos de dados.

Esse método conta com a sistematização gratuita que os sistemas oferecem para empresas do histórico de pagamento do comprador.

Para obter uma boa nota, busque efetuar o pagamento de contas de serviços sempre em dia, regularize dívidas e evite acumular cartões de crédito.

Tipos de empréstimo

Você pode optar por diferentes tipos de empréstimo, dependendo do valor que você busca, o objetivo e documentação solicitada pela financeira para aprovação de empréstimo com juros baixos para empreendedores. Segundo o Sebrae, a média de empréstimo solicitada por empreendedores foi de R$ 32.715.

Empréstimo de baixo valor

Quando for solicitar o crédito, entender o valor que você precisa é fundamental. Para quem busca valores baixos, algumas opções como o microcrédito e o empréstimo pessoal existentes no mercado atendem à demanda.

No entanto, o microcrédito oferece um montante de até R$ 5 mil, muitas vezes, um valor pequeno para quem deseja investir de forma contínua na empresa.

Já o crédito pessoal possibilita o prazo de pagamento em 60 meses, um prazo curto para retorno de lucro e, além disso, as taxas de juros giram em torno de 4% ao mês.

Empréstimo de alto valor

Para quem busca por um montante maior, uma das opções é conseguir um investidor para o seu negócio. Formar uma sociedade envolve fatores diversos e perda de autonomia que podem ser conflitantes para o interessado. Se preferir, um avalista pode assumir a dívida, mas fique atento às regras para aprovação.

Outra opção é o refinanciamento de veículo, em que é possível obter como montante até 90% do valor do carro. Essa escolha depende do valor do veículo que você possui, o valor dele no mercado, o ano e o modelo. O prazo para quitação da dívida é de até 48 meses.

Consiga empréstimos de qualquer valor com juros baixos

Se você está em um momento da sua empresa em que você está realizando investimento em diferentes frentes e com um cálculo de retorno a longo prazo, o melhor empréstimo é o refinanciamento de imóvel, também conhecido como empréstimo com imóvel de garantia.

Essa modalidade, em você oferece a sua propriedade como garantia, é a melhor opção de empréstimo pessoal para autônomo. Neste caso, como você já é possuidor do item, a operação é considerada de menor risco pelo banco e os juros oferecidos giram em torno de 1,2% ao mês.

Com a Melhortaxa, você tem o suporte de uma equipe especializada e que auxilia na hora de conseguir boas ofertas. Por exemplo, no caso de refinanciamento, é possível obter até 60% do valor do imóvel e o prazo para quitação de até 240 meses. Conheça nossos serviços e saiba como!

Veja Também