Empréstimo aprovado: como solicitar o refinanciamento de veículo

Saiba quais são os requisitos para ter o crédito em mãos

Na hora de solicitar um crédito, é normal que o interessado fique receoso se conseguirá ter o empréstimo aprovado. No caso do refinanciamento de veículo, as instituições solicitam a apresentação de alguns documentos. Além disso, o cliente deve atender alguns requisitos.

Quer saber como funciona esse empréstimo e se preparar para solicitá-lo? Confira o post que preparamos para você!

Documentos exigidos

O primeiro passo para ter esse empréstimo aprovado consiste em apresentar toda a documentação exigida. As instituições costumam solicitar a apresentação de papéis que comprovem a identidade do solicitante e o estado do veículo. Esses são alguns dos documentos exigidos para refinanciar um carro:

 

  • CPF e RG do solicitante;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovantes de renda e residência;
  • Certidão de casamento (se for o caso);
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV),
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Quanto antes o interessado apresentar essa papelada, melhor. Muitas vezes, a liberação do crédito demora, pois o solicitante deixa para enviar a documentação no último momento.

?

Score de pagamento

Diferententemente de outros empréstimos, o refinanciamento de veículo não leva em consideração apenas o score do interessado. Para quem não sabe, o score consiste em uma pontuação dada por empresas de crédito para os consumidores.

Quando uma pessoa deixa de pagar uma conta — e fica, portanto, no vermelho — ela perde pontos, além de ter o nome negativado para o mercado. A partir disso, as empresas com quem faça negócios podem ter acesso a essa informação, por meio do score por exemplo, deixando de liberar crédito.

No caso do refinanciamento de veículo, isso não ocorre. Mesmo que a pessoa esteja com o nome sujo, ela pode solicitar e ter o empréstimo aprovado. Como esse crédito tem uma garantia (veículo), os bancos têm menos medo de emprestar o dinheiro.

Desse modo, refinanciar o carro pode ser a solução para quem já está com dívidas altas e dificuldades para pagá-las. Por isso, muitas vezes, o montante disponibilizado é usado para quitar de uma só vez os débitos vencidos. Nessa situação, o consumidor está fazendo a troca de uma conta cara por outra mais barata.

Comprovação de renda

Embora o score de pagamento não seja tão levado em consideração, os bancos precisam ter a certeza de que o solicitante pode pagar as parcelas do crédito. Por esse motivo, eles requerem a apresentação de comprovação de renda.

Para quem trabalha com carteira assinada, basta apresentar esse documento. Além disso, é possível comprovar com os contracheques recebidos, extratos bancários e declaração de imposto de renda — se for o caso.

Por outro lado, os trabalhadores autônomos podem comprovar os rendimentos de diversas formas. Entre os documentos que podem ser apresentados estão: RPA (recibos de pagamento de autônomo), contrato de prestação de serviço e extratos bancários.

Se o interessado for pensionista ou aposentado, a renda é facilmente verificada com a apresentação dos últimos comprovantes de recebimento do benefício. Geralmente, os bancos exigem apenas a apresentação dos últimos três recibos.

Situação do veículo

Além de analisar o perfil do interessado, as instituições também avaliam a documentação do veículo e a própria situação dele. Mais do que ter a documentação em dia, o carro deve estar em boas condições.

Essa exigência é feita, pois como o automóvel é uma garantia — caso haja a necessidade — o banco poderá vendê-lo. Por isso, é importante que o bem esteja adequado para o mercado.

Para verificar o carro, a instituição solicita o parecer de um especialista. O veículo deve estar de acordo com o preço de mercado, tabelado pela Tabela Molicar.

Vale notar que o banco não toma o veículo repentinamente. Essa medida só é tomada caso o cliente deixe de pagar em dia e não faça uma renegociação. Na verdade, tomar o bem não é interessante para a instituição, pois demanda tempo e dinheiro.

Para quem se pergunta como saber se o empréstimo foi aprovado, a resposta vem depois dessa etapa. Somente após analisar toda a documentação pessoal e do veículo, o banco pode liberar o crédito na conta do cliente.

Solicite já o seu empréstimo

Para você que precisa de um dinheiro extra para quitar dívidas ou realizar algum projeto, conte com a facilidade de obtenção do refinanciamento de veículo. Por meio desse empréstimo, é possível obter até 90% do valor do bem e condições favoráveis de pagamento.

Na Melhortaxa, você pode simular o seu refinanciamento de veículo sem sair de casa. Além disso, durante todo o processo até a liberação do dinheiro, é possível tirar dúvidas com uma equipe especialista. Aproveite agora mesmo e garanta o seu empréstimo aprovado para usar como quiser!

Veja Também