É possível hipotecar um imóvel no Brasil?


Muito comum no exterior, hipotecar um imóvel parece ser uma boa solução para aqueles que precisam de um empréstimo com valores mais altos. No entanto, essa operação não está disponível no Brasil, tendo apenas uma alternativa para aqueles que consideram a hipoteca. 

O que é hipoteca

A hipoteca de imóvel é uma transação na qual altos valores são emprestados utilizando o próprio imóvel como garantia para a operação. Esse tipo de movimentação acontece apenas com bens imobiliários, não sendo aceitos automóveis ou qualquer outro tipo de item. 

Ao contrário do senso comum, o imóvel hipotecado não passa a ser do credor. Ao hipotecar um imóvel, ele continua sendo posse de seu proprietário. No entanto, caso o empréstimo não seja pago, a instituição financeira credora possui poder para leiloar o imóvel com o intuito de quitar a dívida e restantes prestações. 

É possível hipotecar um imóvel no Brasil? 

Apesar de muito comum mundo afora, hipotecar um imóvel no Brasil ainda não é possível. No país, a modalidade que mais se aproxima da hipoteca imobiliária é o refinanciamento, operação na qual é possível tomar um alto valor emprestado e ceder o imóvel como garantia. 

Muito confundido como a possibilidade de empréstimo com hipoteca de imóvel, o refinanciamento é ligeiramente diferente das operações para hipotecar um imóvel. Saiba sobre essa transação que cada vez mais vem ganhando adeptos. 

Refinanciamento 

No caso do refinanciamento, uma das principais diferenças entre ele e a hipoteca é a possibilidade de aceitar, principalmente, imóveis e automóveis, porém, é possível refinanciar outros bens. Saiba mais sobre o refinanciamento de veículos e imóveis e suas características.

Refinanciamento de imóveis

Geralmente, o refinanciamento imobiliário é feito porque o contratante da operação necessita de um empréstimo de alto valor. Por ser uma cifra difícil de ser conseguida através de opções mais comuns, como o cheque especial, por exemplo, o refinanciamento se mostra como uma boa opção nessas situações. 

Após contatar uma instituição financeira e encontrar as melhores taxas para o refinanciamento, um contrato é assinado, no qual o imóvel é entregue como garantia para a transação, passando a ser de posse do banco. Depois desse passo, o valor do empréstimo é liberado e as parcelas começam a ser pagas. 

No caso do refinanciamento, caso haja inadimplência e nenhuma negociação acerca das parcelas atrasadas aconteça, a instituição financeira pode retomar o imóvel para si, vendendo-o para quitar a dívida. É por essas principais características que o refinanciamento pode ser confundido com a hipoteca. 

Refinanciamento de veículos

A lógica é semelhante para o refinanciamento de automóveis: após procurar e encontrar a melhor instituição para fazer a transação, o bem é dado como garantia para que o empréstimo seja recebido. Desta forma, o banco ou instituição financeira passa a ser o proprietário do bem, até que a dívida seja paga.

No caso do refinanciamento de automóveis, o montante que pode ser cedido para o empréstimo é menor, variando entre 80% e a totalidade do valor do veículo, conforme a instituição financeira. 

É por isso que essa operação costuma ser procurada por aqueles que precisam de uma quantia superior à disponibilizada por linhas de crédito pré aprovado, mas que não são tão altas quanto as de um refinanciamento de imóvel. O prazo para pagamento também é menor, girando em torno de 60 meses. 

Principais diferenças entre a hipoteca e o refinanciamento

Itens aceitos e atuação nacional são apenas alguns dos itens que marcam a diferença entre a hipoteca e o refinanciamento. Confira mais informações. 

  • A hipoteca não aceita outros bens, apenas imóveis;
  • Não está disponível no Brasil;
  • A instituição credora não é proprietária do bem;
  • O refinanciamento aceita outros tipos de bens, como carros, por exemplo;
  • Está disponível em todo o território nacional; 
  • A instituição financeira é a proprietária do bem até o término da transação. 

Gostaria de refinanciar? Converse com a equipe da Melhortaxa! 

Se você se interessou pela possibilidade de hipotecar um imóvel mas descobriu que não há como fazer essa transação no Brasil, não desanime! Conheça as soluções de refinanciamento da Melhortaxa

Através de um cadastro, você pode ter acesso a diversas propostas vantajosas para  sua realidade financeira! Converse com a nossa equipe de especialistas e saiba mais informações sobre o refinanciamento imobiliário! 

Veja Também

Mais lidos