Diferença entre assistência residencial e seguro!

A assistência residencial irá te ajudar a resolver problemas no dia a dia; já o seguro te protege contra danos mais graves

Enquanto a assistência residencial presta serviços toda vez em que o contratado precisa de um serviço urgente ou reparo em sua casa, o seguro o protege contra danos de maior gravidade. Basicamente, esta é a principal diferença entre os dois serviços prestados por uma seguradora imobiliária.

Poucos sabem, mas a assistência pode estar embutida no seguro durante sua contratação, ou seja, não será preciso pagar tal serviço a parte. Entenda melhor seu modo de funcionamento e como o seguro residencial pode ser a melhor opção a ser escolhida!

?

O que é assistência residencial?

Como já mencionado, a assistência residencial irá te ajudar a resolver problemas básicos do dia a dia e considerados de baixa gravidade. Por exemplo: se durante a noite, ao acender as luzes, uma das lâmpadas queimou, é possível acionar a seguradora para te dar uma nova.

Normalmente, as pessoas contratam este serviço junto com o seguro, pois, nas apólices, todas as prestações de serviço já estão embutidas de acordo com suas necessidades. Por esse motivo, inclusive, existem as coberturas adicionais a serem contratadas facultativamente pelo morador.

Coberturas típicas de uma assistência

A maioria das seguradoras oferecem dezenas de reparos no dia a dia, a fim de minimizar os prejuízos causados por um imprevisto. No entanto, nelas, estão inclusas apenas os consertos dos equipamentos danificados e não os reparos (se houver) causados, em geral, na residência.

Por exemplo: caso um cano tenha estourado no banheiro e causou um vazamento, a seguradora só irá consertá-lo. Se a água escorrida causou algum problema nos revestimentos, apenas se um seguro estiver contratado é que haverá os reparos neste acabamento.

Dentre todos os danos cobertos por uma assistência, alguns dos principais são:

  • arrombamento de portas;
  • perda, roubo e furto de chaves;
  • quebra de chaves dentro da fechadura da porta de algum cômodo;
  • conserto de canos e sifões furados, torneiras espanadas, chuveiros com a resistência queimada, descarga e registro vazando;
  • vasos sanitários e pias entupidas;
  • vidros quebrados ou com trincos;
  • interruptores de luz com problema;
  • tomadas, lâmpadas e reatores queimados,
  • fusíveis e disjuntores queimados no quadro de luz.

O que é seguro residencial?

Indo na contramão da assistência residencial, o seguro irá não só te auxiliar nos perrengues do dia a dia, como também será capaz de cobrir quaisquer acidentes em seu lar. Para isso, as coberturas são divididas em básicas e adicionais, a serem escolhidas de acordo com suas necessidades.

Uma das grandes vantagens de contratar um seguro, diz respeito ao valor a ser pago por sua contratação. Muitos brasileiros acreditam que, por oferecer cobertura a um bem de alto valor aquisitivo, o residencial é mais caro em relação ao automotivo. No entanto, isso não é verdade.

Normalmente, a apólice irá custar no máximo 1% do valor do bem, dependendo das coberturas do seguro residencial a serem contratadas.

A cobertura básica de um seguro se resume em proteger o imóvel contra possíveis incêndios ou explosões ocorridas acidentalmente ou por consequência de fenômenos naturais. Já as adicionais se adequam às necessidades de cada cliente, sendo as mais comuns:

  • problemas elétricos em equipamentos eletrônicos causados por curto-circuito ou outra circunstância de mesma natureza;
  • roubos e furtos dos pertences da residência;
  • cobertura de aluguel, caso a propriedade assegurada seja alugada e o inquilino deixe de pagar mensalmente sua locação;
  • responsabilidade civil familiar,
  • chuvas fortes e vendaval, caso sua casa esteja situada em locais propensos a sofrer enchentes ou outros acidentes naturais.

Qual serviço posso contratar?

Conhecendo o que é assistência residencial e suas diferenças e semelhanças em relação ao seguro, fica muito mais fácil decidir qual serviço deve ser contratado.

Levando em consideração todos os fatores analisados neste post, a sugestão é contratar uma apólice capaz de te assegurar contra problemas sofridos por seu imóvel. Isso porque, como a maioria dos seguros residenciais já embute no valor as assistências do dia a dia, é melhor pagar por um serviço completo e não ter dores de cabeça caso aconteça um acidente.

Mesmo a assistência apresentando uma série de benefícios ao seu lar, as vantagens do seguro se sobressaem caso aconteça algo mais grave. Por exemplo: apenas se uma apólice estiver contratada, você será ressarcido em situações envolvendo incêndios capazes de destruir boa parte ou todo o imóvel.

Aproveite todas as vantagens de seguro residencial e contrate uma apólice de proteção junto com o financiamento do seu novo lar. Para isso, conte com a ajuda da Melhortaxa capaz para analisar, gratuitamente, seu perfil e verificar qual banco apresenta os melhores juros do mercado. Preencha já o formulário em nosso site!

Veja Também