Você sabe como é calculado o valor de venda de um apartamento? Valorizar uma propriedade pode parecer simples, mas, quando tomamos o caminho inverso, surgem muitas dúvidas sobre como evitar a depreciação de imóvel – ou seja, a desvalorização de preço.
Comprar imóveis é uma das principais opções dos brasileiros na hora de investir, seja para gerar uma renda extra com locações, seja para realizar o sonho da casa própria. Porém, é preciso ficar atento sobre as regras de valorização e como não perder dinheiro anos depois com a depreciação de imóvel.
Está em dúvidas sobre como calcular a depreciação de um imóvel? Acompanhe o texto a seguir e saiba quais fatores influenciam a queda de valor de uma propriedade.
O que influencia a depreciação de um imóvel?
A depreciação de imóvel – ou desvalorização – é o cálculo que influencia diretamente na perda de valor do bem. Logo, diversos critérios são utilizados para avaliar uma propriedade no mercado e por qual valor ela pode ser vendida.
Para entender como funciona a depreciação de um apartamento, é preciso levar em conta tanto os fatores internos como os externos. Ou seja, não é só a conservação do prédio que faz a diferença, mas também o entorno da edificação e a região onde ele se encontra. Confira, a seguir, quais são os principais responsáveis:
Má conservação do imóvel
É evidente que a conservação de um imóvel faz toda a diferença na hora de vendê-lo. Portanto, é sempre bom frisar que mantê-lo em ordem é uma necessidade. Problemas estruturais como vazamentos, fiações elétricas expostas e acabamentos desgastados podem fazer o preço da propriedade despencar.
Antes de pensar em alugar ou vender um imóvel, invista em reparos estratégicos e no acabamento da obra para valorizar a estrutura. Lembre-se daquele ditado: a primeira impressão é a que fica!
Infraestrutura pública de má qualidade
Para além da estrutura interna, um fator que muita gente acaba esquecendo de considerar – e que influencia diretamente na depreciação dos imóveis – é o entorno, isto é: a localização, a reputação acerca da região, a malha de transporte, escolas, centros comerciais, etc.
Quem busca um imóvel para comprar se utiliza desses critérios para estabelecer uma escolha certeira. Portanto, na condição de vendedor, você também deve se atentar a eles. Uma rua mal iluminada e sem asfaltamento, por exemplo, contribui, e muito, para a desvalorização da residência.
Documentação irregular
Se há um problema que pode se tornar uma grande dor de cabeça na hora de negociar a compra ou venda de uma propriedade, é quanto à regularização do imóvel. Isso significa ficar em dia com toda a parte jurídica e burocrática.
Fato é que não há como vender ou alugar sem antes regularizar toda a documentação, o que pode acarretar depreciação do terreno ou apartamento. Por isso, atente-se para as pendências relativas à jurisdição antes de calcular o valor de venda.
Como calcular a depreciação de um imóvel?
Agora que você já sabe quais são os principais fatores que influenciam para a desvalorização de um imóvel, é importante compreender como é feito o cálculo da taxa de depreciação.
Há diversos métodos de cálculos utilizados pelos corretores de imóveis e pelo próprio mercado para calcular a depreciação de imóvel: linear, de Ross, de Heidecke e com base em valor decrescente. Porém, todos levam em conta diversas variáveis técnicas que podem confundir quem não é especialista na área.
Você pode adotar a taxa de depreciação fixa – prevista em 4% ao ano. Ao utilizar como exemplo um imóvel no valor de R$ 800 mil, é possível traçar o percentual residual de 35% do valor do imóvel, e então somar depreciação anual + descontos de taxas referentes ao modelo. Ao fim, o valor da venda é ajustado para R$ 488 mil.
Mercado imobiliário é com a Melhortaxa
A taxa de depreciação de imóvel é um importante fator de risco para se levar em conta na hora de calcular o preço de venda de um apartamento ou de uma casa. Contratar um profissional adequado para realizar a vistoria e calcular os fatores faz toda a diferença para que não haja desvalorização sobre a propriedade.
Quer tirar mais dúvidas sobre o mercado imobiliário? Conte com a ajuda da Melhortaxa! Confira outros textos em nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece no setor.