Decorando banheiros pequenos

Como é o banheiro dos seus sonhos? Muita gente pensa o banheiro ideal como aquele espaço amplo e bem iluminado, com uma banheira espaçosa e armários com vários produtos à mostra. A realidade, no entanto, é que muitas vezes os banheiros são menores do que o morador gostaria – especialmente quando se vive em apartamento. Mas o tamanho não é nenhum empecilho para compor um ambiente bonito e agradável. Sabendo usar bem o espaço e conhecendo suas características, banheiros pequenos não ficam devendo nada aos maiores.

Ampliando o espaço – Alguns “truques” pode ampliar o espaço. Se você vai reformar ou construir o banheiro, lembre-se de que a escolha de revestimentos e louças é um primeiro passo importante. Como o espaço é pequeno, dê preferência a cores claras, que cumprem essa função. Vale desde branco até tons pastéis. Para quebrar a monotonia, use cores em detalhes, como em uma parede com pastilhas coloridas ou em elementos da decoração, como tapetes. Na hora de escolher o box prefira um transparente e liso, para não criar uma barreira visual e acabar “escondendo” parte do banheiro.

Uma boa iluminação também ajuda. Por isso, prefira lâmpadas fluorescentes, de luz clara, às incandescentes, de luz amarela. Espelhos também são seus aliados para montar um banheiro pequeno confortável. Como eles também ampliam o espaço, pode ir além do espelho básico do gabinete e espalhar outros, menores, pelo ambiente. Lojas de material para construção e decoração oferecem modelos diferentes e criativos, que podem ser usados sozinhos ou combinados.

Cada coisa em seu lugar – Você compôs um banheiro pequeno que não aparenta ser tão pequeno. O próximo passo é saber como preenchê-lo, para não atravancar o lugar com objetos ou móveis em excesso. Seja realista em relação ao espaço disponível e coloque no banheiro apenas o que você usa diariamente. Ter várias toalhas dispostas em uma prateleira é bonito, mas em um espaço pequeno isso pode se tornar uma espécie de entulho visual e carregar o ambiente.

Como em banheiros pequenos o calor não se dissipa com a mesma facilidade que em ambientes maiores, o vapor quente pode estragar alguns produtos. É o caso de maquiagens, remédios, perfumes e outros que precisam ser acomodados em ambientes secos e de temperatura ambiente. Por isso, evite guardá-las no banheiro.

Para organizar o restante dos objetos e produtos, prefira prateleiras a armários, que ocupam mais espaço. Cestas e ganchos também ajudam a acomodar e organizar os objetos sem ocupar tanto espaço. Coloque à mão o que você costuma usar todos os dias, como os produtos de higiene bucal e os produtos de banho.

Veja Também