Cuidados ao comprar imóvel na planta

Saiba quais os principais pontos a serem checados antes de comprar um imóvel na planta

No momento de ouvir o que o corretor de vendas tem a dizer sobre o imóvel ofertado, muitas vezes, os clientes deixam que ele conduza a conversa. Mas isso não é o ideal, principalmente se o objetivo for comprar um imóvel na planta.

O plantão de vendas deve sanar todas as dúvidas dos futuros compradores — não apenas expor os pontos positivos do empreendimento. Para que não surjam surpresas desagradáveis, é importante que alguns cuidados sejam adotados.

?

Pesquise

É fundamental que antes de concretizar um negócio imobiliário intermediado por um corretor de imóveis, imobiliária, incorporadora ou construtora, sejam tomadas medidas a fim de obter maior segurança no processo:

  • cheque se as empresas ou prestadores de serviço estão presentes no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, banco de dados do Procon e Tribunal de Justiça;
  • ouça os moradores de empreendimentos executados pela mesma construtora que está interessado em fechar negócio;
  • pesquise como a construtora se comportou em relação a atrasos em outros empreendimentos;
  • solicite certidões que indiquem se há processos contra a construtora;
  • visite construções prontas a fim de conversar com outros clientes e saber se eles tiveram problemas na entrega do imóvel;
  • exija a cópia da certidão do Cartório de Registro de Imóveis, para comprovar a regularidade e legalidade da unidade e do empreendimento;
  • confirme se a construtora está submetida ao regime do Patrimônio de Afetação – instrumento legal que garante a conclusão da construção do imóvel, e se a documentação do terreno está legalizada.

Fique atento ao prazo de entrega do imóvel

Boa parte das construtoras acrescenta uma cláusula no contrato que permite atrasos até 180 dias para a entrega das chaves. Durante muitos anos, isso foi considerado ilegal. Porém, o Supremo Tribunal de Justiça já reconhece essa regra como válida.

Caso a obra atrase mais do que os 180 dias previstos, o comprador pode ser indenizado. Portanto, se o atraso fugir do acordo, é necessário buscar a ajuda de um advogado. Somente assim, você poderá lutar pelos seus direitos.

Vistorie a obra

Confira o que está acontecendo com a obra. Alguns atrasos são justificáveis, porque fogem ao controle da própria construtora. Isso ocorre, por exemplo, quando acontece uma greve da construção civil que paralisa os trabalhadores no canteiro de obra ou períodos de muita chuva.

Entretanto, outros atrasos podem ser contestados com uma simples visita à construção. Então, não deixe para ir ao imóvel apenas quando as chaves forem entregues. Vale a pena acompanhar de perto a obra.

Informe-se sobre a rescisão do contrato

Em caso de descumprimento das cláusulas contratuais, como a não entrega do imóvel no prazo ou falha na construção, é direito do comprador rescindir o contrato. No entanto, o distrato ainda gera muita confusão e debate.

A lei determina que a restituição seja de 100%. Algumas construtoras retém 20% do valor pago. A retenção, porém, de qualquer valor por parte da construtora, a título de multa, é ato ilícito.

Busque as melhores taxas de financiamento

Quando o indivíduo vai comprar imóvel na planta, o pagamento se divide em duas etapas: antes e a após a entrega das chaves. Na fase de projeto e construção, ele paga a entrada, que geralmente é dividida em algumas parcelas.

Depois que o imóvel está pronto, o comprador decide se irá pagar à vista ou parcelar. Se optar pela segunda opção, é importante buscar a melhor alternativa de crédito, pois cada instituição cobra uma taxa de juros pelo empréstimo.

Como funciona na Melhortaxa

Na Melhortaxa, você pode pesquisar as condições mais adequadas ao seu perfil financeiro. Basta preencher um breve formulário para receber as melhores propostas no seu e-mail.

Assim que você escolher o financiamento imobiliário que mais se encaixa ao seu orçamento, nós enviamos a lista de documentos que deverão ser providenciados. Quando mais rápido o cliente enviar os comprovantes, mais rápido poderá ter o crédito liberado para fechar o negócio.

Depois de analisar toda a documentação, o banco irá elaborar a minuta do contrato para que seja assinado. Na Melhortaxa, os clientes podem assinar o documento em casa, reconhecer firma e enviar pelo Correio. Portanto, você não precisa se locomover em qualquer etapa.

Está pensando em comprar imóvel na planta ou já está aguardando as obras terminarem? Aproveite já para comparar as taxas de financiamento das maiores instituições financeiras do país. E sem pagar a mais por isso. A Melhortaxa te ajuda nisso. Faça já uma simulação!

Veja Também