Saiba quais os cuidados com o financiamento imobiliário

Veja como encontrar a melhor proposta para conseguir a casa própria

Comprar uma residência ou ponto comercial, vai muito além de escolher um imóvel. Se a aquisição for parcelada, é necessário ter uma série de cuidados com o financiamento imobiliário.

Por envolver diversas etapas, é importante que você entenda mais desse assunto antes de pensar em fechar negócio. Todos os detalhes precisam ser avaliados para evitar surpresas e dores de cabeça. Saiba mais sobre esse tema!

1 - Compare as linhas de crédito

Depois que encontrar o imóvel que deseja, vale a pena dedicar algum tempo também para conhecer as linhas de crédito imobiliário. Não apenas a taxa de juros do financiamento deve ser analisada, mas o Custo Efetivo Total (CET) também.

Na Melhortaxa, você pode simular as condições de acordo com o valor do imóvel, prazo em que deseja pagar e entrada. Também é possível se cadastrar gratuitamente para receber as melhores propostas no seu e-mail.

2 - Avalie a sua renda

Em geral, os bancos não permitem que o cliente comprometa mais que 30% da renda com a parcela do imóvel. Essa é uma forma de evitar que os consumidores tenham dificuldade de pagar e se tornem inadimplentes.

O ideal, porém, é que o comprador utilize menos do que 30% para a compra do imóvel. Afinal, muitas vezes, o orçamento dos indivíduos possui outras despesas, como contas domésticas, escola, etc.

Se puder, prefira fazer o financiamento de imóveis em menos tempo, assim, o custo dos juros poderá ser bem menor. Nesse caso, porém, as parcelas poderão ser maiores. Dessa forma, é fundamental que você avalie o seu orçamento para determinar o que é melhor.

3 - Prepare-se para outros custos

O valor de um apartamento financiado vai além do preço das prestações. Há outros custos que precisam ser incluídos no planejamento para você evitar surpresa. Confira:

  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • avaliação jurídica da documentação,
  • despesas do cartório.

No caso do ITBI, é interessante destacar que o valor dele varia de acordo com a cidade. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota pode chegar a 2% do preço do imóvel. Então, se ele custa R$ 400 mil, você deverá desembolsar R$ 8 mil para esse imposto.

4 - Busque empresas sérias

Na internet, é fácil encontrar diversas empresas ou até profissionais que oferecem financiamento de imóvel. Apesar da oferta ser grande, nem todas as opções são confiáveis.

Caso queira utilizar o serviço de uma empresa que faz o intermédio com os bancos, busque referências sobre ela, comentários de ex-clientes e descubra se ela está devidamente registrada nos órgãos competentes. Assegure-se de que ela é séria e responsável.

Assim, você terá mais confiança para fornecer dados pessoais e poderá obter o seu empréstimo imobiliário sem problemas. A Melhortaxa é uma das empresas que te ajuda a encontrar o financiamento ideal para o seu orçamento. Entre em contato conosco!

5 - Observe o contrato

Não assine o contrato de financiamento andar de lê-lo por completo e entender todas as cláusulas. Se tiver alguma dúvida, aproveite para perguntar para o profissional que está te orientando.

Como muitas vezes não é bem entendido, o contrato pode incluir cláusulas que prejudicam o consumidor. Caso haja, por exemplo, alguma cobrança indevida ou desnecessária, é direito do consumidor contestar a informação para que seja retirada.

Quem compra um imóvel na planta, não precisa continuar o financiamento com o banco que participou da obra. Afinal, outra instituição pode ter condições melhores. Se essa obrigatoriedade estiver no contrato, o consumidor pode questioná-la.

Para quem quiser ter mais confiança na hora de financiar, vale a pena até perguntar a opinião de um especialista, como um advogado. Lembre-se de que essa é uma das compras mais importantes que você fará na vida, então, ela não pode ser feita com pressa ou sem atenção.

Nós, da Melhortaxa, te ajudamos a ter mais cuidado com o financiamento imobiliário. Além do mais, aqui, você pode simular as condições mais favoráveis para comprar o seu imóvel de forma parcelada. Aproveite!

Veja Também