Assim como o financiamento imobiliário é uma alternativa para quem sonha realizar o sonho da casa própria, o financiamento de um carro também é uma opção para quem precisa de um, mas não tem como comprá-lo à vista. Entretanto, é importante entender como funciona o contrato de financiamento de veículo.
Financiamentos costumam vir acompanhados de algumas burocracias processuais, como uma série de taxas que são incluídas no pagamento das parcelas. Por isso, é preciso ficar atento para evitar situações como juros abusivos no financiamento de carro.
Tem dúvidas sobre o contrato de financiamento de veículo? Quer entender melhor como funciona toda a negociação e como é feito o cálculo das taxas de juros? Separamos os principais itens que você deve levar em consideração antes de fechar o contrato. Acompanhe a seguir.
Há diferentes tipos de contratos
Quando se fala em financiamento de veículo, é preciso ter em mente que existem diferentes modalidades de empréstimo, o que também influencia no modelo de contrato. O contrato pode ser feito em formato de consórcio, CDC ou leasing.
O consórcio funciona por meio do pagamento de parcelas mensais em conjunto a outros compradores, e o carro é sorteado mensalmente para um dos agraciados. O processo de entrada é simples e não exige taxas de juros, mas os contratos costumam ser maiores.
O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é a maneira mais comum de financiamento, feita por instituições bancárias e com pagamento de entrada equivalente a 10% do valor do veículo. Já o leasing funciona como um aluguel, e o contratante decide, ao final do contrato, se compra ou não o veículo financiado.
Fique atento às taxas de juros
Uma das maiores atenções que você deve ter na hora de negociar um financiamento, seja ele de veículo ou de imóvel, é confirmar com a instituição os acréscimos de juros no contrato de financiamento de veículo.
Mas, afinal, qual é a taxa de juros legal para financiamento de veículos? Segundo o site do Banco Central (BC), as taxas de juros para a modalidade vão de 0,78% a 3,83% ao mês. Cada instituição financeira pode estabelecer suas próprias regras, desde que elas não ultrapassem esse percentual.
Se você desconfiar de cobranças abusivas por parte do contrato, deve acionar a instituição financeira e solicitar um revisional de veículos, o que significa realizar um novo diagnóstico sobre o contrato em busca de falhas ou cobranças indevidas.
Está negativado? Vá de consignado ou refinanciamento
Infelizmente, não é possível financiar um carro caso o seu nome esteja negativado nos Sistemas de Proteção ao Crédito (SPC) ou no Serasa, já que a maior parte das instituições credoras exige a regularização da situação financeira para firmar um contrato de financiamento de veículo.
Porém, existem alternativas ao financiamento para quem precisa trocar de carro nesse tipo de situação: você pode optar por um refinanciamento ou até mesmo por um empréstimo consignado. Neste caso, o desconto das parcelas é feito direto em folha, seja do salário ou mesmo do benefício INSS.
Cuidado com os “contratos de gaveta”
Inúmeros são os motivos que podem levar alguém a desistir de um financiamento, ainda mais em tempos de crise. Quando isso acontece, é comum que o cidadão busque um novo comprador que aceite assumir as parcelas restantes do financiamento.
Se você se encontra nessa condição, saiba que a atitude correta a se tomar é buscar a instituição financeira junto ao novo comprador, para que seja feita uma nova aprovação para a transferência da dívida.
O que acaba acontecendo com frequência e traz muito risco para ambas as partes é o famoso contrato de gaveta de veículo financiado, que consiste em vender o carro para um terceiro sem alterar o contrato, e assim o comprador cobre apenas as parcelas.
Esse tipo de contrato pode gerar muita dor de cabeça para o vendedor, já que não possui nenhum valor legal. Você ficará totalmente dependente do vendedor e, em caso de não pagamento, continuará herdando a dívida, além de poder perder o veículo para a justiça por conta da irregularidade.
Refinanciamento de veículo é com a Melhortaxa
Agora que você já sabe como funciona o contrato de financiamento de veículo, que tal fazer uma simulação de crédito para realizar o sonho do carro próprio ou mesmo refinanciar o seu automóvel?
Deixe que a Melhortaxa procure pela melhor linha de crédito e o melhor refinanciamento do mercado para que você possa regularizar qualquer situação pagando as menores taxas de juros. Faça uma simulação gratuita e conte com a nossa ajuda!