Construindo uma horta suspensa

Nada como comer uma salada ou temperar uma refeição com temperos e hortaliças do próprio quintal. O que geralmente é visto como um privilégio de quem mora em casa com jardim ou horta, na verdade está ao alcance até de quem não tem um espaço em casa. As hortas suspensas, plantadas em garrafas PET ou canos de PVC cortados horizontalmente, são dispostas na parede ou em pequenos apoios de madeira e são uma ótima alternativa para quem quer plantar mas não dispõe de muito espaço.

Esses arranjos podem ser montados facilmente, com materiais simples, e custam no máximo R$ 500 – esse é o preço para o modelo feito com PVC, desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária). A seguir explicamos como montar hortas dos dois modelos. Anote as instruções e mãos à obra.

Horta vertical de garrafa PET – Você irá precisar de garrafas PET de dois litros, tesoura, corda de varal, ou arame/barbante.

Para montar os “vasinhos”, corte um retângulo em uma das faces da garrafa. O lado maior, horizontal, deve ter cerca de 12 centímetros, e o menor 9 centímetros. É necessário que, com esse espaço, as mudas possam ser plantadas e manuseadas com facilidade. Na face oposta da garrafa, faça alguns furinhos por onde o excesso de água possa escorrer.

Feito esse corte, é hora de fazer os furos pelos quais as garrafas serão sustentadas. Faça dois furos de cada lado da garrafa, próximos ao vão em que a terra será colocada, na parte de cima e na parte de baixo. Feito isso, basta passar os pedaços de arame, barbante ou corda pelos furos, fazendo com que a garrafa possa ser pendurada. Faça isso antes de colocar a terra e plantar as mudas.

Horta vertical de PVC – Esse sistema de horta suspensa utiliza canos de PVC de 30 centímetros de diâmetro, que vão servir como 'vasos' para as hortaliças. Evite comprar tubos menores para não perder área de plantio

Você irá precisar de canos de PVC de 30 centímetros de diâmetro, placas de madeira de 2 centímetros de espessura e, para sustentar os tubos, uma estrutura feita de tubos galvanizados.

Para montar os vasos, use um dos canos como molde e faça o seu contorno sobre a placa de madeira. Serre esses círculos e, depois, corte-os ao meio. Eles irão fechar as laterais das calhas. Para fazer o vaso, corte o cano horizontalmente. A vantagem desse modelo é que o "vaso" pode ter diversos comprimentos. Faça pequenos furos no fundo da calha, para que a água possa escoar. Fixe os semi-círculos de madeira nas laterais do cano com pregos.

Feitos os vasos, é hora de construir a estrutura de sustentação. Nessa hora, é bom contar com a ajuda de um profissional, já que pode ser necessário usar solda. A parte de cima do suporte deve ter um metro de altura por um de comprimento, e a de baixo 35 centímetros de altura por 40 de comprimento. Os degraus possuem 33 centímetros de largura e 25 de comprimento. Faça também uma barra de 70 centímetros no segundo degrau de baixo para cima ao tubo de um metro de comprimento da base, para garantir a sustentação do suporte.

Cuidados extra – Escolha bem o lugar em que a horta suspensa será colocada. As plantas precisam de, em média, 5 horas de luz por dia. Prefira lugares que tomem luz pela manhã e evite aqueles com insolação muito grande por volta do meio dia. Selecione mudas, terra e adubo de boa qualidade. Leia a respeito da hortaliça que você está plantando e os cuidados que ela exige.

Veja Também