Conheça os diversos tipos de cobertura de seguro

Existem dois tipos de cobertura de seguro: básica e adicionais, a serem contratadas de acordo com as características do seu lar

Conhecer quais os tipos de cobertura de seguro existentes no mercado é fundamental ao contratar um serviço de proteção juntamente com o financiamento imobiliário. Isso porque, muitas vezes, as pessoas acabam pagando por apólices que podem não ter nenhuma serventia às suas casas.

Basicamente, existem dois tipos de seguro: a cobertura básica e as adicionais, contratadas opcionalmente pelo cliente. Neste post, vamos falar um pouco sobre as características de cada uma para facilitar seu entendimento sobre o assunto. Confira!

Cobertura básica

A cobertura básica deve ser oferecida por todas as empresas de seguro, caso contrário as demais apólices adicionais não podem ser comercializadas. Normalmente, ela protege uma casa contra possíveis danos causados por incêndios (criminosos ou acidentais), explosões e quedas de raios em dias de temporais.

Explicando melhor, imagine a seguinte situação: durante um dia de fortes chuvas, um raio atingiu sua residência, sendo responsável por iniciar um incêndio. Diante disso, a seguradora irá lhe indenizar por todos os estragos feitos pelo fogo até o valor máximo da sua apólice.

Coberturas adicionais

Além do seguro contra incêndio, existem as chamadas coberturas adicionais, contratadas a parte de acordo com seu perfil. Com elas, será possível obter mais segurança contra alguns incidentes cotidianos, como roubos e furtos, que não estão embutidos na cobertura básica.

Sabendo quais coberturas adicionais precisam ser contratadas, fica muito mais fácil contratar seguro residencial de acordo com suas necessidades. Isso evita, ainda, que você contratade apólices julgadas desnecessárias de acordo com as características do seu imóvel, levando você a gastar dinheiro à toa.

Confira a seguir, algumas das coberturas adicionais existentes no mercado e descubra quais atendem as necessidades do seu lar!

Problemas elétricos em equipamentos

Durante o verão, principalmente, por conta das fortes chuvas que atingem as grandes cidades, é normal acontecer uma queda de energia nas casas repentinamente. Isso acontece, principalmente, aos fins de tarde, quando boa parte das pessoas voltam ao lar e acabam sobrecarregando os geradores.

Por esse motivo, muitos equipamentos eletrônicos, como televisão, computadores e chuveiros, podem acabar queimando. Diante deste cenário, a última coisa que os brasileiros querem é se verem na obrigação de comprar outros aparelhos e não receberem a devida indenização.

Para fugir da burocracia das empresas responsáveis pelo fornecimento de luz, a melhor solução é contratar um seguro capaz de cobrir todos os danos.

Caso os aparelhos danificados possuam conserto, é só fazer três orçamentos e verificar qual é o mais vantajoso que, imediatamente, a seguradora irá pagá-lo. Agora, se os mesmos estiverem pifados, a empresa contratada irá, na maioria das vezes, te pagar um novo de igual valor.

Furtos e roubos

Uma das coberturas adicionais mais procuradas pelos brasileiros é a de furtos e roubos. Mas, qual a diferença entre um termo e outro? Simples! Enquanto os roubos são feitos por bandidos sob uso de violência contra as vítimas, os furtos ocorrem quando as residências estão vazias e suas portas e janelas são arrombadas.

No caso, esta cobertura abrange ambas as situações e será capaz de indenizar o morador por todos os seus pertences. Uma dica, neste caso, é, ao acionar a seguradora, listar todos os eletrônicos, eletrodomésticos e móveis roubados e furtados e, assim, facilitar o cálculo do montante a ser recebido.

Mas lembre-se: se foi contratada uma apólice de R$ 500 mil, por exemplo, este será o máximo a ser recebido como indenização.

Desmoronamentos

Caso sua casa esteja construída em locais altos e íngremes, esta cobertura adicional é muito importante! Em períodos de fortes chuvas, residências construídas em morros podem acabar desabando por um simples deslizamento de terra.

Com isso, você pode perder todos os seus pertences e, inclusive, seu lar. A seguradora, diante desta situação, irá lhe indenizar com o montante suficiente para reconstruir sua casa ou o valor máximo da apólice contratada.

Vazamentos e infiltrações

Vazamentos e infiltrações estão sujeitos a acontecer a qualquer momento em sua casa e, por isso, é preciso estar preparado para não ficar no prejuízo. Canos furados na parede, goteiras, vazamentos nas pias do banheiro e cozinha, são muitas as situações ocorridas diariamente nos lares dos brasileiros.

Considere o seguinte exemplo: um cano estourou na parede do banheiro e está sendo responsável por inundar todo o cômodo. Nesse caso, basta acionar a seguradora e a mesma irá fazer todos os consertos necessários, sem o cliente precisar pagar nada por isso.

Após conhecer os tipos de cobertura de seguro existentes e quais atendem melhor as características do seu lar, chegou o momento de contratar uma apólice. Para isso, cadastre-se já no site da Melhortaxa e receba toda a assistência gratuita de nossos especialistas.

Veja Também