Antes de tomar a decisão de abrir o próprio negócio, é preciso analisar a saúde de suas finanças pessoais. A primeira etapa, antes de iniciar um empreendimento, é o planejamento. Levantar o capital através de empréstimo para abrir franquia pode ser uma ótima solução.

Ao optar por abrir franquia, é fundamental que o empreendedor conheça, além do estilo do negócio e as necessidades do mercado, qual o montante a ser investido, as reservas financeiras, os custos variáveis e fixos envolvidos na operação do negócio, o possível faturamento e o tempo de retorno. Confira o conteúdo no blog da Melhortaxa!

O que você precisa saber antes de começar

Via de regra, os próprios franqueadores, dependendo do segmento da franquia escolhida, possuem financiamento próprio, porém, não integral do valor total do investimento, com juros menores e flexibilidade nas garantias. Em casos onde isso não ocorre, o empréstimo para abrir franquia deve ser considerado.

Contudo, encontrar a linha de crédito mais adequada para seu empreendimento não é tão simples quanto parece. É preciso saber das condições de operação que cada instituição costuma trabalhar, entender as taxas de juros, a carência e a amortização da dívida.

Para quem quer abrir franquia, é importante ter em mente alguns pré-requisitos básicos, como ter o nome sem restrições, comprovação de renda e possuir um bem imóvel para oferecer como garantia do empréstimo. Cumpridos esses requisitos, é hora de buscar o financiamento para franquias.

Por que fazer um empréstimo para abrir uma franquia?

A vantagem em adquirir um empréstimo para abrir franquia implica em redução dos riscos de empreender por conta própria, pois se minimizam as ameaças envolvidas no processo de aquisição do negócio, visto que franquias são um conceito de negócio consolidado e empréstimos são dívidas bem planejadas e calculadas.

Com o dinheiro em mãos, além de comprar o empreendimento, adquire-se todo o know-how da empresa, como orientações de marketing do negócio, matéria-prima e estrutura básica para continuar a atividade dentro de padrões de qualidade.

Antes de escolher qual empréstimo contratar, o planejamento do empreendedor deve contemplar as condições de pagamento, as taxas, os prazos, a carência e o valor de investimento inicial da franquia, sem se esquecer do importantíssimo capital de giro.

Onde conseguir o crédito?

Bancos privados devido à sua agilidade nas operações são ótimas opções para quem precisa de dinheiro rápido e seguro. Porém, o financiamento para abrir franquia privado possui altas taxas de juros e é preciso pesquisar bastante para conseguir as melhores alternativas.

Empresas do mercado financeiro, como as fintechs, fazem o empréstimo para  microempreendedor através de linhas de crédito específicas para o seguimento e com taxas de juros diferenciadas após uma análise de risco personalizada e a validação das garantias.

Os bancos públicos também são uma opção, pois oferecem boas condições de aquisição para financiamento de franquias, com taxa de juros acessível, prazo maior de carência e, também, de amortização. As linhas podem ser diferenciadas caso a caso, para abertura ou modernização da franquia.

Sistemas de franquias têm uma taxa de mortalidade inferior aos negócios próprios, e essa característica confere maior segurança às instituições financeiras, que ficam mais dispostas a conceder empréstimo para abrir franquia — para franqueador ou franqueado.

Conte com a Melhortaxa

Fazer simulações de financiamento junto às instituições financeiras antes de abrir o próprio negócio é fundamental. Pesquise o valor de suas parcelas, o valor gasto com juros ao longo dos meses e o custo total de seu financiamento, imobiliário ou para negócios.

Acesse o site da Melhortaxa, preencha o formulário e conte com uma equipe especializada que auxiliará na busca por financiamentos adequados ao seu perfil! Venha para a Melhortaxa!