O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito dos trabalhadores com carteira assinada, porém existem regras definidas para o seu saque. Mesmo assim, é interessante acompanhar o saldo para ter noção do valor para quando chegar o momento de utilizá-lo. Você já sabe como consultar FGTS pela internet?

Separamos as formas de consultar o FGTS e trouxemos abaixo o passo a passo. Dessa maneira, você se atualiza sobre o valor disponível, pode fazer planos de usar o dinheiro para dar entrada no imóvel dos sonhos, entre várias outras alternativas. Acompanhe.

Como fazer a consulta

A Caixa Econômica Federal disponibiliza alguns canais de atendimento pelos quais é possível fazer a consulta do saldo do FGTS, bem como verificar a disponibilidade do saque-aniversário. Vale lembrar que não é preciso ser cliente do banco para consultar. Conheça as quatro maneiras e saiba como consultar FGTS pela internet.

Aplicativo FGTS

Lançado em 2016, o aplicativo FGTS foi criado com o objetivo de facilitar o acesso do trabalhador às suas informações sobre o fundo de garantia. Com ele é possível enviar a documentação exigida e até indicar o banco para a transferência do dinheiro.

Assim, se você tem dúvida de como consultar FGTS pela internet, saiba que pelo aplicativo fica mais fácil. Primeiro, baixe o aplicativo FGTS na loja oficial do seu celular. Mas cuidado: só faça download do aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Isso evita golpes em sites fraudulentos.

Em seguida, efetue o seu cadastro fornecendo os dados solicitados, um endereço de e-mail válido e uma senha. Ao terminar essa parte, você receberá um e-mail com um link para confirmar os dados. Entre com o seu CPF e a sua senha, responda a algumas perguntas, e o acesso estará liberado para fazer a consulta.

Site Caixa

Também é possível consultar o saldo de FGTS pela internet em computadores; para isso, basta acessar o site da Caixa. Na tela inicial, selecione a opção “Para Trabalhadores”. Lá já aparecem as opções mais buscadas, como saque-aniversário, INSS e abono salarial. Na aba “todos os benefícios”, acesse o FGTS.

Se for o seu primeiro acesso, será necessário se cadastrar. Entre na área do FGTS, insira o CPF ou o NIS e selecione a opção “Cadastrar senha”. Insira os seus dados pessoais, crie uma senha e confirme o cadastro. O site direcionará você à tela de login. Preencha com os dados recém-criados e acesse as informações desejadas. 

Depois de fazer o primeiro acesso e já ter cadastrado a sua senha, você só precisará entrar no site da Caixa com estas informações. Por lá é possível acompanhar a movimentação da conta, os depósitos e o rendimento dos juros.

SMS

Também é possível consultar o saldo do FGTS através de SMS. Por esse serviço, você fica sabendo mensalmente a respeito da regularidade em que são feitos os depósitos, acompanha o saldo disponível e é informado quando há um valor disponível para sacar.

É simples para se cadastrar, além de ser gratuito. Ao ver como consultar FGTS pela internet, faça o seu cadastro no caixa eletrônico, no site da Caixa ou no aplicativo do celular. Insira login e senha, selecione o menu “FGTS”, em seguida “Serviços no Celular”, informe o telefone e cadastre-se.

homem de camisa social branca mexendo no computador.

Internet Banking

Para os correntistas da Caixa, ao acessar o Internet Banking, além de informações sobre saldo da conta-corrente, extrato e rendimentos, é possível consultar o FGTS pela internet. Basta inserir os dados da conta na tela inicial do site e verificar o saldo do fundo de garantia disponível.

Saque-aniversário segue disponível em 2022

O saque-aniversário é uma liberação anual por meio da qual o beneficiário pode sacar uma parte do FGTS da sua conta ativa no mês de aniversário. Se você tem interesse nesse saque, precisa optar pela modalidade.

Da mesma forma que você procura como consultar FGTS pela internet, você pode optar pelo saque-aniversário. Caso não seja do seu interesse, o valor permanece disponível para consulta, e você segue com o saldo disponível para o saque-rescisão.

Essa modalidade de saque permite que você movimente a sua conta para comprar a casa própria ou em caso de doenças graves e outras situações. Por outro lado, o trabalhador não pode sacar todo o valor do fundo ao ser demitido por justa causa ou por acordo.

FGTS emergencial foi temporário

Na fase mais crítica da pandemia do coronavírus, o governo federal autorizou o FGTS emergencial. A Medida Provisória n° 946 permitiu o saque de até R$ 1.045,00 por trabalhador, até 31 de dezembro de 2020. O saque era creditado na Conta Social Digital Caixa, a mesma do Auxílio Emergencial.

Conte com a Melhortaxa para o seu financiamento imobiliário!

Agora que você sabe como consultar FGTS pela internet, para conhecer as melhores maneiras de usar o seu fundo de garantia, tirar dúvidas sobre investimentos ou se você tem interesse no financiamento de sua casa nova, acesse o site da Melhortaxa.

Caso esteja decidido a adquirir o seu imóvel usando o saldo do FGTS para a entrada e um financiamento de imóveis, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. Podemos fazer o levantamento das melhores taxas para o seu financiamento.