Confira 6 dicas sobre como abrir uma franquia de sucesso

Saiba como abrir uma franquia com seis dicas infalíveis que te ajudarão a entrar no mundo dos negócios com o pé direito

O número de franquias, mesmo com o atual período de estagnação econômica no Brasil, não para de crescer. Segundo Aline Rocha, professora de administração da Faculdade Arnaldo, hoje existem mais de três mil marcas franqueadas no país e, somente em 2017, aproximadamente 130 novas ingressaram no mercado.

Contudo, existem alguns cuidados sobre como abrir uma franquia que precisam ser levados em consideração antes de você abrir uma. Conhecer seu perfil e fazer um planejamento financeiro sobre o quanto irá gastar no processo são apenas algumas das precauções a serem tomadas.

Isso porque, abrindo uma franquia, você se tornará um pequeno empresário e, para obter sucesso nessa jornada, é preciso seguir algumas dicas importantes sobre o assunto. Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco itens a serem analisados no mercado e como o refinanciamento pode te ajudar a obter mais capital e investir no novo negócio!

1- Faça um planejamento financeiro

Se planejar financeiramente antes de abrir uma franquia é a primeira e uma das etapas mais importantes durante esse processo. Fazendo isso, é possível ter um maior controle sobre o quanto realmente será investido no novo negócio sem mexer no seu capital de reserva e correr o risco de ter prejuízo.

Antes de mais nada, deixe parte de sua renda de lado todo mês e aplique-a em investimentos de renda fixa ou variável. Hoje em dia, modalidades como o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário) possuem um rendimento considerável a juros anualmente.

Outra dica é evitar compras desnecessárias, principalmente com cartões de crédito. Dê preferência ao pagamento à vista com cartão de débito ou, simplesmente, em dinheiro. Assim, fica mais fácil controlar suas economias e você não correrá o risco de pagar juros elevados caso atrase o pagamento da fatura.

2- Estude alternativas para o negócio que pretende abrir

Conhecer e apreciar determinado produto é uma coisa, tentar vendê-lo em uma franquia, é outra. Por isso, uma dica é traçar um público-alvo e, a partir daí, conversar com pessoas enquadradas nesse perfil para saber se os itens de sua possível franquia lhes agradam.

Outra forma de traçar uma alternativa ao negócio a ser aberto é conhecer a história da rede de franquias e se ela é bem avaliada pelos consumidores. Tudo isso com o intuito de evitar possíveis prejuízos e investir em algo que possivelmente não despertará o interesse dos clientes.

3- Esteja ciente dos desafios que virão pela frente

Não basta abrir uma franquia para colher bons resultados ao longo do tempo. É preciso ter ciência de que tudo será conquistado com muito esforço e dedicação não só de você, como também de todos os sócios e funcionários (se tiver). Diante disso, é importante traçar objetivos e saber como alcançá-los.

4- Procure entender mais sobre questões administrativas e financeiras

Ao abrir franquias de sucesso, normalmente a empresa matriz disponibiliza uma equipe de treinamento capaz de oferecer todo o suporte necessário ao seu novo negócio. Contudo, é muito importante entender questões básicas envolvendo administração e financeiro e, assim, ter um maior controle sobre o estabelecimento.

Diante dessa situação, uma dica é fazer cursos relacionados a gestões empreendedoras e iniciar sua carreira no mundo dos negócios por dentro das novidades do mercado. Caso não esteja preparado, recomenda-se esperar um pouco e conhecer mais sobre o assunto antes de abrir quaisquer franquias.

5- Conheça o mercado e converse com os demais franqueados da mesma rede

A competitividade e a livre concorrência são dois dos fatores mais influentes no mundo empresarial. Isso porque, quanto mais qualidade e bom atendimento for prestado ao consumidor, mais reconhecida sua marca será, com grande probabilidade de se tornar uma franquia de sucesso.

Conversar com os demais franqueados da rede e analisar o mercado relacionado aos produtos a serem comercializados por sua loja é um passo fundamental para traçar estratégias de marketing. Além disso, quanto mais bem recebido seu estabelecimento pelo público, maior será sua lucratividade ao longo do tempo.

6- Faça um refinanciamento imobiliário para abrir uma franquia

Por fim, a última dica diz respeito a melhor forma de obter crédito suficiente para você virar dono de uma franquia de sucesso. Mesmo economizando parte do seu salário e aplicando-o em investimentos, é possível obter um volume maior de crédito com o refinanciamento imobiliário.

Ao contrário dos empréstimos pessoais, o crédito com garantia de imóvel possui juros de, em média, 14% a.a , e um prazo de até 20 anos até toda a dívida ser quitada. Além disso, dependendo da situação, é possível obter até 50% do valor total de sua propriedade em mãos.

Já sabe como abrir uma franquia e deseja obter um considerável volume de crédito com juros baixos? Preenchendo o formulário na Melhortaxa, você receberá toda a assistência necessária ao refinanciar. Tudo isso de forma gratuita e instantânea. Faça já uma simulação!

Veja Também