Comprar uma casa: imóvel na planta, novo ou usado?

Saiba mais sobre qual das opções é a melhor para o seu caso na hora de comprar um imóvel


Ao se preparar para comprar uma residência, seja por financiamento ou outro modo de aquisição, é necessário se informar sobre os tipos de imóveis disponíveis e qual deles seria o melhor para sua situação. É nessa etapa que algumas preferem um imóvel na planta, enquanto outras preferem os já usados. 

Eis que fica a pergunta: qual é a melhor opção? Comprar um imóvel na planta ou um pronto? E quanto aos usados? Essas perguntas são simples de serem resolvidas pois dependem única e exclusivamente do perfil de seus futuros donos, assim como de seus estilos de vida. 

Comprar um imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta é consideravelmente mais barato por ele ainda estar em processo de construção. Por esse motivo, o financiamento tem custos menores se comparado aos imóveis que já foram concluídos e, muitas vezes, já tiveram algum tipo de melhoria ou reforma realizada. 

Com relação às melhorias, no caso de um imóvel na planta, muitas construtoras permitem que os futuros donos do bem alterem alguns detalhes no projeto. Algumas deixam o contratante adicionar ou remover paredes, incluindo mais ambientes no espaço — colocando um quarto a mais, por exemplo — ou removendo cômodos. 

Isso é muito positivo, pois permite que a planta do imóvel reflita as necessidades de seus futuros donos, que podem precisar de mais cômodos ou não, assim como podem preferir espaços que tenham um conceito mais aberto em sua construção. Para aqueles que querem imprimir seu gosto no imóvel, essa é uma boa opção.  

No entanto, podem haver imprevistos durante a construção, afetando negativamente o imóvel na planta. Chuvas extremas, enchentes e qualquer outro tipo de intempérie podem atrasar significativamente as obras, assim como paralisá-las por muito tempo caso haja algum dano maior. 

Por atrasos serem comuns, é bom se programar, pois eles podem encarecer o processo de financiamento, assim como atrasar a entrega da chaves. Investir em um imóvel na planta é ideal para aqueles que não têm pressa e podem esperar a construção ou contratempos que atrasem a obra em meses ou até mesmo anos.   

Comprar um imóvel novo

Comprar um imóvel novo é relativamente mais caro do que o imóvel na planta, pois o empreendimento já foi concluído e se encontra pronto para ser habitado. Dependendo de como o imóvel foi construído e se estiver desocupado, você ainda pode alterar alguns revestimentos, como pisos e pinturas, por exemplo. 

No entanto, diferentemente do imóvel na planta, você terá mais trabalho para alterar itens estruturais maiores, como paredes e janelas, por exemplo. A principal vantagem em comparação com o imóvel na planta é que o novo já está pronto para morar, por isso é melhor para quem quer mudar o mais rápido possível. 

Comprar um imóvel usado

O imóvel usado costuma ser mais caro do que um imóvel na planta, mas ainda assim pode sair mais barato do que um bem novo. Essa diferença de preço se dá especialmente pelos anos de construção e estado de conservação do item, que pode não ser dos melhores. 

No entanto, dependendo das modificações e investimentos que os donos anteriores fizeram no bem, o valor pode saltar. Um exemplo disso são apartamentos ou casas pequenas que têm banheiras de hidromassagem, jardins de inverno ou armários embutidos e são bem conservados ou passaram por reformas recentes.

Ainda considerando as reformas, você pode fazê-las conforme seu gosto e necessidades. Contudo, dependendo da idade do bem, as alterações devem ser feitas com cuidado, pois podem agravar problemas estruturais preexistentes. Também deve-se observar se a construção segue as normas atuais do município.  

Ao comprar um imóvel, especialmente usado ou com mais tempo construído, é necessário que uma vistoria seja feita para evitar que surpresas aconteçam depois que o bem for seu. O cuidado com o imóvel e a manutenção devem ser redobrados, pois ele pode não ser mais tão novo. 

Se ele estiver desocupado, está pronto para receber as reformas necessárias ou até mesmo para morar. No entanto, se ainda houver pessoas morando nele, é  necessário esperar a desocupação. Por esses motivos, o imóvel usado é ideal para quem não tem tanta pressa em se mudar e pode investir em reformas, se quiser. 

Vai financiar e não sabe qual caminho seguir? Vem para Melhortaxa! 

Independentemente de qual seja o seu perfil, a possibilidade de financiar o imóvel é uma realidade nas três opções. A Melhortaxa te ajuda nesse processo, pesquisando as taxas e condições de mercado que sejam mais adequadas para a sua disponibilidade financeira! 

Conheça as nossas soluções e conquiste sua casa própria! Escolha o tipo de imóvel que prefere e procure a Melhortaxa, nós adiantamos a transação para você e te apoiamos com o que for necessário. Nossa equipe é extremamente qualificada e disposta a te auxiliar, adoraríamos conversar com você! Entre em contato conosco

Veja Também

Mais lidos