Comprar uma casa à venda na praia vale a pena?

O financiamento pode ser uma opção pra quem quer se divertir e também alugar o imóvel para complementar a renda

Sonho de muitas pessoas, comprar uma casa à venda na praia é uma transação que deve ser avaliada com muito cuidado e com a mesma atenção que qualquer outro financiamento. Por remeter a sossego e tranquilidade, é normal que as pessoas esqueçam dos gastos e preocupações que devem ter com casas de praia.

Mas afinal, o que devemos avaliar ao comprar uma casa à venda na praia? Neste texto da Melhortaxa, saiba mais sobre alguns pontos importantes para quem vai efetivamente fazer essa transação ou está avaliando a possibilidade de financiar uma casa na praia

Pense no lado financeiro

Ao financiar uma casa no litoral é necessário que a residência fixa da família esteja quitada ou com suas parcelas devidamente equilibradas. Não faz sentido assumir outra dívida e comprometer mais ainda o orçamento familiar se o primeiro financiamento não vai bem ou se as contas em geral não estão em dia. 

Também é importante que uma simulação seja feita para que a real capacidade de pagamento fique clara e não haja nenhum percalço ao comprar uma casa à venda na praia. Esse é o principal passo a tomar, já que os financiamentos costumam durar 30 anos e um planejamento bem estruturado deve guiar todo esse processo. 

Além das parcelas de financiamento, existem outros gastos obrigatórios para prosseguir com a transação, como o pagamento do ITBI e o registro da escritura, por exemplo. É comum esquecer esses itens e não lembrar que eles também pesam no orçamento final do financiamento da casa

Além do que é gasto efetivamente com o imóvel, existem outras despesas para manter a casa funcionando, independente de quantas vezes ela seja visitada por ano. Contas como o IPTU e condomínio – no caso de apartamentos – devem ser pagas em dia, evitando inadimplência e até mesmo problemas judiciais. 

A compra de mobiliário e utensílios domésticos também deve ser considerada, já que não dá para aproveitar a casa sem um conforto mínimo. Descansar em camas confortáveis depois de um dia de passeio, assim como ter eletrodomésticos funcionais, é o sonho de quem vai comprar uma casa à venda na praia. 

Equipar o imóvel com eletrodomésticos menos usados ou com mais anos de uso pode ser uma boa opção para quem deseja economizar. No entanto, se a casa for posta para aluguel ou hospedagem, quem estiver nela pode pagar mais se os móveis e eletrodomésticos estiverem mais novos ou em boas condições.  

Não calcular esses custos faz com que muitas pessoas se arrependam de ter investido em uma casa na praia financiada. Além das contas mensais fixas, como taxas mínimas de água e luz, a manutenção também deve ser calculada, já que ações de jardinagem, limpeza de cuidados preventivos são necessárias. 

Outros pontos a considerar

Após a etapa de simulação e de compreensão da realidade financeira da família, é necessário pesquisar muito bem o bairro no qual a residência será comprada, assim como seu tipo. Imóveis mais próximos da praia costumam ser mais caros do que aqueles que são mais afastados, o que é um fator a se pensar conforme o bolso. 

A qualidade da construção também deve ser avaliada. Por ficarem normalmente fechadas boa parte do ano, é comum que os proprietários não percebam problemas graves ao visitar as casas apenas durante as férias. Uma vistoria antes de comprar o imóvel é necessária para garantir que não há nenhum problema estrutural grave. 

A infraestrutura do bairro também deve ser avaliada, mesmo que a família passe pouco tempo no imóvel. Fatores como a segurança da região — já que a casa ficará vazia por boa parte do ano e pode correr o risco de furtos e invasões — assim como acesso fácil às estradas, rodoviárias e supermercados devem ser avaliados. 

Cuidado com a maresia

A maresia atinge os móveis, eletrodomésticos e revestimentos da casa, oxidando-os e diminuindo sua vida útil. Para minimizar os efeitos da maresia, pode-se escolher revestimentos envernizados para proteger o imóvel financiado

Ganhar dinheiro com aluguel de temporada ou Airbnb

Caso prossiga com o financiamento, é possível garantir uma renda extra ao alugar o imóvel durante as altas temporadas, especialmente através de plataformas digitais, como o Airbnb, por exemplo. Investindo em manutenção constante e em itens de conforto, é possível ter uma casa acolhedora e propícia para receber hóspedes.  

O dinheiro levantado com o aluguel ou Airbnb pode ser utilizado para pagar as parcelas do financiamento, tornando o orçamento menos pesado. Dependendo das características do imóvel, é possível não só abater as parcelas, mas também ter lucro com os aluguéis e investir em constantes melhorias na casa.

Vai financiar? 

Se você está considerando fazer um financiamento e comprar uma casa a venda na praia, conheça as soluções da Melhortaxa! Nós pesquisamos as melhores condições do mercado e te ajudamos a escolher a opção mais adequada para você! Converse com um dos nossos especialistas! 

Veja Também