Comprar ou alugar? Qual opção é melhor para a minha realidade?

É melhor financiar um imóvel ou permanecer no aluguel e investir o dinheiro? Saiba mais no nosso blog!

O sonho de muitas pessoas é ter um lugar para chamar de seu e, durante o processo de escolher um imóvel para morar, é comum se perguntar: devo comprar ou alugar? Apesar de ser uma pergunta comum, não são todos que conseguem uma resposta satisfatória, o que pode confundir e atrapalhar o processo. 

Uns preferem pagar o aluguel ao longo de suas vidas, outros pagam o aluguel e juntam um dinheiro para comprar a casa própria à vista ou com desconto. Já outros financiam o bem para poderem se planejar a longo prazo. Se você se questiona se é melhor comprar ou alugar um imóvel, confira mais informações no nosso texto. 

O que considerar ao comprar

É comum que a maioria das pessoas não disponha de uma grande quantia de dinheiro para comprar uma casa à vista. Isso faz com que o financiamento seja tão comum, mesmo que todo o processo demore cerca de 30 anos e seja conhecido pelas taxas e juros.

Tanto o longo tempo de espera quanto o preço pago no final do financiamento costumam ser as maiores preocupações de quem opta por essa modalidade. Para evitar surpresas no seu orçamento e fazer uma transação coerente com a sua realidade, é necessário fazer simulações para perceber se o financiamento é viável ou não. 

Como o financiamento é feito por muitos anos, é necessário se planejar para que um possível desemprego no futuro - ou até mesmo uma grande variação nas taxas e juros estimados - não afete o seu orçamento e complique a sua situação financeira, atrapalhando o pagamento do bem.

O que considerar ao alugar

O aluguel possibilita maior mobilidade para o inquilino e é perfeito para pessoas que não passam muito tempo no mesmo lugar, especialmente aqueles que se mudam conforme as demandas de seus trabalhos, o que pode exigir mudanças frequentes de cidade para cidade.

Para aqueles que dispõem de verbas, uma opção interessante é alugar e separar o equivalente à uma parcela de financiamento para investimento. Com o montante investido numa aplicação de boa rentabilidade e liquidez, é possível juntar o suficiente para pagar à vista ou barganhar um bom desconto em um imóvel. 

No entanto, por não ser um imóvel próprio, talvez surjam alguns momentos de tensão com o proprietário, que pode pedir a desocupação do bem sem aviso prévio. Ele também pode se mostrar inflexível quando forem necessários reparos no imóvel, já que muitos inquilinos costumam pedir reembolso do que foi pago no conserto.

Qual é a melhor opção? 

Entre comprar e alugar, a melhor opção é aquela coerente com a realidade financeira e os recursos da pessoa. Para os que podem pagar o aluguel e simultâneamente juntar dinheiro e investi-lo, compensa mais optar por essa modalidade e comprar a casa à vista ou com um bom desconto. 

Agora, para aqueles que não têm a disciplina necessária para juntar esse montante ou que realmente não dispõem de uma sobra no orçamento para juntar e investir o dinheiro, o financiamento pode ser uma opção mais interessante. Isso porque permite que a pessoa se programe pelos próximos anos.

De qualquer forma, desde que haja um planejamento coerente, assim como uma percepção do seu orçamento, você pode escolher a opção que for melhor para você. No entanto, é necessário ter em mente que comprar um imóvel pode ser um bom investimento, já que ele pode ser utilizado para diversos fins. 

Financiamento é com a Melhortaxa! 

Se você prefere fazer um financiamento ao invés de alugar um imóvel, saiba que a Melhortaxa pode te ajudar. Nós pesquisamos e comparamos as melhores condições de mercado junto das instituições financeiras parceiras, visando sempre oferecer as melhores taxas e juros para você.

Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira conhecer mais as nossas soluções, entre em contato conosco e converse com os nossos especialistas!  

Veja Também