Como o score para crédito afeta o refinanciamento

Mantendo um score para crédito elevado, as chances de obter um refinanciamento de veículo com melhores condições é muito maior

O score para crédito é um importante fator levado em consideração pelos credores antes de concederem um refinanciamento de veículos. Quando mais elevado e próximo de 1.000 ele estiver, as chances de receber mais vantagens durante a contratação do crédito é maior.

Por meio da pontuação do score, os bancos saberão se você é um bom pagador e não possui nenhuma dívida pendente. Confira alguns detalhes sobre como este fator é muito importante durante a contratação de um crédito com veículo em garantia!

?

Antes de mais nada, entenda o que é score

O score de crédito é um sistema de pontuação capaz de constatar se nenhuma dívida está pendente no nome de quem irá contratar um refinanciamento de carro. Em uma escala de 0 à 1.000, quanto mais próximo do valor máximo ele estiver, melhor será visto pelos olhos do credor.

Basicamente, a pontuação do score é classificada em três avaliações pelos credores:

  • abaixo de 300 pontos: valor muito baixo, ou seja, situações de inadimplência são mais propensas a ocorrer;
  • entre 300 e 700 pontos: considerado razoável. Com essa pontuação, será possível oferecer seu veículo como garantia de empréstimo, mas com restrições de vantagens oferecidas pelo crédito,
  • entre 700 e 1.000 pontos: corresponde às pessoas cujo risco de se tornarem inadimplentes é menor, ou seja, poderá desfrutar de todos os recursos de um refinanciamento automotivo.

Uma informação importante diz respeito a quais instituições podem calcular um score. Mesmo o Serasa sendo um dos principais órgãos responsáveis por tal informação, os bancos podem ter uma pontuação própria.

Em outras palavras, no Serasa, sua pontuação pode estar próximo de 1.000 e em alguma instituição financeira ela apresenta um valor razoável em torno de 500 pontos. Com isso, o credor analisa todas as informações, e não apenas uma, antes de conceder o crédito.

Motivos pelos quais o score diminui

Se você está com score baixo no CPF, talvez seja porque não possui um histórico de crédito favorável com relação ao pagamento das parcelas em dia, sem atraso. Não à toa, durante a contratação de um refinanciamento de carro com os menores juros do mercado, o credor irá analisar tal fator antes de lhe conceder algo.

Além disso, caso tenha participo de alguma execução judicial ou teve algum bem apreendido por conta de atraso no pagamento das dívidas, a pontuação também diminui. Poucos sabem, mas se ao longo dos anos o cliente teve uma sociedade em alguma empresa falida, o score tende a ser mais baixo.

Por exemplo: foi contratado algum serviço de crédito e deixou de pagar as parcelas porque sua empresa quebrou, a pontuação de score deve estar bem baixa. Logo, terá mais dificuldades em contratar um refinanciamento, pois nenhum banco vai querer correr risco de inadimplência.

Quanto menor o score, menos vantagens pode ter no refinanciamento

O refinanciamento de veículos é uma das opções mais vantajosas do mercado, tanto em questões envolvendo a composição do valor das parcelas, quanto em limite de crédito.

Hoje em dia, os juros deste tipo de crédito ficam, em média, 1,7% a.m., cabendo a nós, da Melhortaxa, compararmos qual instituição oferece a porcentagem mais baixa de acordo com seu perfil. Com relação ao prazo de pagamento, é possível quitar o empréstimo em até 48 meses (4 anos).

Mas, como já citado, para conseguir obter todas essas vantagens, é preciso ter uma pontuação de score elevada. Caso contrário, você pode até obter o crédito com determinada instituição, mas possivelmente não poderá aproveitar em 100% os benefícios desta modalidade de crédito.

Conheça algumas dicas de como elevar seu score

Existem diferentes maneiras de aumentar o score e, assim, ter mais chances de obter um refinanciamento de veículo com melhores condições. Inclusive, a pontuação total pode chegar a variar bastante, conforme o tempo for passando e você for melhorando — ou não — sua situação.

A principal forma de elevar a pontuação do score para crédito é começar a quitar todas as dívidas em atraso e com juros correndo periodicamente. Neste ponto, a dica é dar preferência às dívidas cujos juros são maiores na tentativa de minimizar as dores de cabeça com o restante do saldo devedor.

Caso esteja difícil quitar todas as dívidas, a solução talvez seja tentar negociá-las com os credores e obter melhores condições de pagamento. Isso pode incluir, principalmente, uma redução na taxa de juros cobrada e, até mesmo, um aumento na quantidade de prestações, mediante redução de valor de cada uma.

Por fim, outra dica sobre como aumentar o score está relacionada com a forma de pagamento mais utilizada nas compras do dia a dia. O conselho, diante disso, é sempre inserir o famoso CPF na nota e emitir a chamada nota fiscal no município onde reside.

Manter um score acima de 700 pontos só irá te ajudar a se livrar de vez das dívidas, refinanciando seu veículo. Se ficou interessado neste serviço de crédito, faça já um cadastro no site da Melhortaxa e conte com a ajuda de nossos especialistas durante todas as etapas de contratação.

Oferecemos ajuda sem cobrar nada por isso e verificamos quais instituições financeiras possuem os juros mais baixos e as melhores condições de crédito de acordo com seu perfil!

Veja Também