Saiba como morar sozinho e conquistar sua independência

Um dos maiores desejos de jovens adultos, atualmente, é conquistar sua independência, saindo da casa dos pais


Seja porque deseja conquistar a liberdade e independência financeira, ou porque precisa mudar de cidade, jovens adultos têm buscado cada vez mais aprender como morar sozinho

Mas, além da vontade de realizar o sonho da casa própria, é importante analisar outros pontos importantes, para saber, afinal, como será sair de vez da casa dos pais e morar sozinho

Pensando nisso, a Melhortaxa separou algumas dicas de como se organizar para viver em uma casa apenas sua. Confira algumas dicas a seguir e planeje-se para morar sozinho pela primeira vez. 

Tenha certeza de que está pronto para morar sozinho

Antes de iniciar as buscas por um novo lar, é importante ter certeza de que você está pronto para morar sozinho. E isso vai além de saudade da família ou o medo de se sentir solitário depois de um período.

Um dos primeiros pontos da cartilha “como ir morar sozinho” é o planejamento financeiro: seu salário será suficiente para pagar todas as despesas básicas de uma casa, além daquelas inesperadas? E suas outras dívidas, como financiamento ou aluguel, você conseguirá mantê-las em dia? 

Outros pontos, que vão além do financeiro, também devem ser incluídos nessa análise, como se você está preparado para cozinhar, lavar e passar, por exemplo. Caso não consiga, será possível pagar para alguém realizar essas tarefas? 

No caso de todas essas respostas serem positivas, então você está preparado para morar sozinho. Agora, se não tem certeza, é possível fazer um teste ainda na casa dos pais. Lave suas roupas, prepare suas refeições e assuma a solução de alguns imprevistos, como um vazamento de água.

Estou pronto! Por onde começo? 

Se você passou no teste de como morar sozinho, agora é a etapa do planejamento. Organize suas finanças de uma maneira em que seja simples visualizar tanto a renda total quanto os gastos atuais. 

Junto a isso, estude as opções de compra de imóveis disponíveis no mercado, como o Minha Casa Minha Vida ou outros tipos de financiamento imobiliário que mais se adéquam ao seu perfil. Uma simulação de crédito pode ajudá-lo nessa tarefa. 

Lembre-se: uma das etapas de saber como conseguir morar sozinho é ter as contas em dia, para não entrar na lista de inadimplentes, ou ter consequências negativas ainda piores, por não ter conseguido manter as contas em dia.

Defina um imóvel

Apartamento tradicional, studio, loft ou sobrado? Definir o tipo de residência que é mais adequado para você é um dos primeiros passos na etapa de pesquisar valores de propriedades. Pense em suas necessidades e pesquise sobre os tipos de moradia para encontrar a que melhor lhe atende. 

A região em que pretende morar também interfere no valor da propriedade, portanto, pesquise, ainda, os bairros da cidade em que deseja viver. Veja os benefícios que a área oferece e amplie suas buscas para locais semelhantes. 

Financiamento imobiliário

Quero morar sozinho, mas não tenho o dinheiro suficiente”.

Algumas ações, como morar sozinho com pouco dinheiro, são mais fáceis de realizar com a ajuda de uma linha de crédito. Com isso, é fundamental saber os tipos de financiamento imobiliário disponíveis no mercado, suas taxas de juros e afins. 

É importante, ainda, analisar se vale a pena ou não utilizar o FGTS para pagar a entrada do imóvel, por exemplo, ou quantos anos de investimento é o ideal para você — 10 anos? 20 anos? — e quais desses períodos lhe oferecem mais vantagens. 

Em alguns casos, é possível, ainda, considerar um crédito pessoal, dependendo do montante que você tem acumulado, no caso de querer inteirar esse valor para fazer o pagamento da propriedade à vista e aproveitar um possível valor promocional. 

A Melhortaxa te ajuda a morar sozinho

Gostou das dicas de como morar sozinho? Então, você vai gostar mais ainda de saber que a Melhortaxa pode te ajudar a realizar esse sonho! Nossos especialistas estão disponíveis para pesquisar as melhores condições de financiamento imobiliário de acordo com o seu perfil. 

Veja Também

Mais lidos