Como funciona o financiamento para automóveis e como solicitá-lo

Saiba como pedir o financiamento de um automóvel e como funciona esse processo

O que é o financiamento de automóveis

Semelhante ao financiamento de casas e apartamentos, o financiamento de carros é feito por bancos ou instituições financeiras, quando o veículo comprado é propriedade do banco durante o tempo em que a pessoa está pagando o empréstimo. 

O prazo médio para pagamento do financiamento de veículos é de 60 meses, podendo se estender por mais oito meses caso a entrada seja parcelada. No geral, as condições de pagamento não variam entre as instituições, mas a negociação pode ser um bom caminho para quem quer descontos ou condições diferenciadas. 

O valor limite do financiamento de automóveis varia de instituição para instituição. Na Caixa Econômica Federal (CEF), o máximo financiado é 80% do valor do carro, já o Santander costuma conceder até 100% do valor. Essa variação existe pois cada banco trabalha com diferentes taxas e, por isso, oferece diferentes condições. 

O financiamento de automóveis é uma boa opção para quem não tem todo o valor do veículo em mãos, democratizando o acesso aos bens. 

Faça uma simulação  

Antes de prosseguir, é importante fazer uma simulação de financiamento do veículo, pois ela faz com que você perceba quanto pode usar do seu orçamento doméstico e não comprometa sua renda mensal além do que pode. Ela também permite que você compare as condições do mercado e escolha a melhor para si. 

Análise de crédito para o financiamento de automóveis

Um dos fatores que influencia diretamente nas taxas e juros que serão cobrados no financiamento de automóveis é o relacionamento que a pessoa tem com o banco. No caso de correntistas com histórico positivo na instituição, eles têm mais chances de conseguir um crédito acessível. 

Aqueles que têm um histórico negativo com o banco, mesmo que sejam correntistas há anos, podem ter condições de empréstimo mais salgadas. Quem tem o nome cadastrado nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, por exemplo, enfrenta dificuldades ainda maiores. 

Por passar uma imagem negativa para a instituição, a reputação da pessoa é conferida e é feita uma análise de crédito. Caso ela seja considerada mais propensa à inadimplência, o banco aumenta as taxas e juros por medo de não receber a totalidade do valor o que foi emprestado ou financiado. 

Consórcio: outra forma de adquirir o bem

Muitas pessoas já ouviram falar do consórcio, mas não entendem direito como ele funciona. Para que haja um consórcio, a empresa administradora deve ter suas atividades autorizadas pelo Banco Central para que possa atuar. Depois disso, um grupo de pessoas com interesse no bem é reunido para custeá-lo coletivamente. 

Supondo que o grupo reunido tenha 50 pessoas e cada uma delas pague 500 reais mensais, logo no primeiro mês a administradora teria a capacidade de emitir uma carta de crédito de 25 mil reais, que custearia total ou parcialmente um carro popular. 

Quando sorteado, o participante toma posse de uma das cartas de crédito e pode comprar o veículo através dela. O prazo dos consórcios costuma variar conforme a administradora e o valor do bem, mas é comum que dure entre um e oito anos. Por regra, o participante deve ser contemplado até o fim do consórcio.

Caso não queira aguardar o sorteio, o participante pode fazer um lance pela próxima carta de crédito, que é disputada com base no número de parcelas que os participantes interessados no lance podem adiantar. Aquele que conseguir adiantar mais parcelas obtém a carta de crédito e pode receber o bem antes. 

Um investimento sempre disponível

Possuir um automóvel também possibilita o equilíbrio das contas, caso elas estejam apertadas. Com o bem é possível pegar um empréstimo por meio do refinanciamento de veículos, que possui taxas e juros menores, assim com um período de pagamento diferenciado e normalizar sua situação financeira.

Ao contrário do que parece, no refinanciamento você não paga novamente pelo bem, apenas o dá como garantia para o empréstimo. Conheça mais sobre o refinanciamento! As condições diferenciadas de pagamento fazem com que o ele de veículos seja mais atrativo do que outras opções de crédito do mercado.  

Financiamento de imóveis é na Melhortaxa! 

Semelhante ao financiamento de veículos, o de imóveis requer muitas etapas além das descritas acima. Não se esqueça de conversar com um dos nossos especialistas ! Aqui na Melhortaxa nós comparamos para você as condições oferecidas pelas instituições e podemos te aconselhar caso esteja com alguma dúvida. 

Veja Também