Como funciona o financiamento para aposentados

Aposentados e pensionistas do INSS devem se atentar a alguns pontos antes de solicitar um financiamento


O financiamento para aposentados e pensionistas do INSS não é muito diferente dos cedidos a pessoas que ainda se encontram no mercado de trabalho. Mesmo assim, é comum que solicitantes que estão na terceira idade, ou aposentados por outras razões, tenham dúvidas sobre o assunto.  

Ao contrário do que muitos possam pensar, não há restrições para a solicitação de financiamento — seja ele imobiliário ou de veículo —, ou de crédito consignado para esse grupo de pessoas, especialmente se tratando de idosos. Confira a seguir as principais informações sobre o tema.

Financiamento de imóveis

O financiamento imobiliário para aposentados e pensionistas do INSS funciona da mesma forma que os solicitados por trabalhadores ativos: seu pedido de financiamento será avaliado pela instituição financeira e os valores de juros terão como base o perfil do solicitante.

Além disso, todas as vantagens oferecidas pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário) são mantidas, desde a possibilidade de amortização de dívida com o FGTS, até o valor de comprometimento máximo de renda e demais condições. 

A grande diferença no financiamento de imóveis para aposentados é o prazo de pagamento das parcelas. Esse cálculo é feito com base na expectativa de vida do brasileiro, que consiste em 80 anos para as mulheres, e 73 para os homens. Geralmente, as instituições financeiras consideram 75 anos, para ambos os sexos.

Portanto, um idoso não poderá fazer um financiamento com o período máximo permitido, que são de 30 anos. Se um aposentado de 60 anos solicitar o parcelamento do valor de um imóvel, por exemplo, as parcelas não poderão ultrapassar os 20 anos. 

Mas essa regra é negociável com cada instituição financeira. Dependendo de fatores como o histórico de inadimplência e afins, é possível aumentar um pouco mais o período de financiamento para aposentados. 

Juros mais altos

Outro ponto que pode ser considerado uma dificuldade para a solicitação de financiamento por aposentados e pensionistas são taxas mais caras, como o custo do Seguro MIP (Morte e Invalidez Permanente). Quanto maior a idade do solicitante, as instituições financeiras consideram que o risco de acidentes também é elevado. 

O Seguro por Morte e Invalidez Permanente é obrigatório, pois garante ao banco o resgate do empréstimo. Nesse caso, a dívida é renegociada de acordo com a idade e perfil do novo responsável pela dívida. 

Comprovação de renda

Assim como os trabalhadores ativos, os aposentados e pensionistas também precisam comprovar renda no momento de solicitar um financiamento. Esse ponto, por outro lado, pode ser um problema, considerando o valor específico do INSS.

O teto do INSS, atualmente, é de pouco mais de R$ 6 mil. Considerando o prazo permitido para o financiamento para idosos, é comum que a renda mínima exigida pelos bancos cheguem a R$ 5 mil. Nesse caso, a solicitação pode se tornar inviável para alguns aposentados. 

Crédito consignado

Na maioria dos casos, o crédito consignado para pensionistas e aposentados pode ser a melhor opção, em vez de um financiamento. Isso porque essa modalidade costuma oferecer maiores vantagens para os solicitantes, uma vez que seu cálculo tem como base o valor da aposentadoria, além de o valor ser descontado automaticamente do benefício.

Mas vale ressaltar que, assim como em um financiamento, é importante que o valor das parcelas do crédito consignado não comprometa mais do que 30% da renda total do solicitante! 

Financiamento de veículos

Outra dúvida muito comum é se aposentado tem desconto em financiamento de veículos. A resposta é sim e não. O aposentado consegue comprar um automóvel com valores mais atrativos, mas isso não se deve a descontos, e sim, à isenção de impostos, como o IPVA, IPI, IOF e ICMS. 

Porém, os benefícios de financiamento de veículos para aposentados — incluindo a isenção do rodízio municipal — se estende a seus responsáveis, no caso deles não poderem conduzir o automóvel, por conta de alguma limitação ou deficiência.

A Melhortaxa pode te ajudar

Agora que as principais questões sobre financiamento para aposentados e pensionistas foram esclarecidas, conte com a ajuda da Melhortaxa. Aproveite nossa assessoria para encontrar as melhores taxas de juros para financiamentos imobiliários, de automóveis ou demais tipos de crédito pessoal para aposentado.  

Veja Também

Mais lidos