Como funciona o financiamento de imóvel comercial

Existem algumas diferenças entre o financiamento de imóvel comercial e residencial, principalmente com relação aos juros e prazos de pagamento

O financiamento de imóvel comercial tem sido muito usado por brasileiros em busca de abrir seu próprio negócio. Isso porque, contratando um crédito, fica mais fácil quitar o valor total da propriedade por meio de parcelas mensais e seus respectivos juros.

Apesar de ter algumas características semelhantes aos financiamento imobiliários residenciais, contratar um crédito comercial possui algumas particulares importantes. Questões envolvendo limite de crédito e prazo de pagamento são apenas algumas das diferenças entre esses dois tipos de crédito.

?

Requisitos necessários para contratar um financiamento imobiliário comercial

Antes de saber como funciona o financiamento de imóvel comercial, tenha em mente que pessoas físicas e jurídicas podem contratar esse serviço com as instituições financeiras. Além disso, o bem, novo ou não, pode ser usado tanto para você abrir seu próprio negócio, quanto alugá-lo a algum estabelecimento e obter uma fonte de renda.

Dependendo do banco a ser contratado, é possível financiar até 100% do valor total do imóvel. No entanto, é preciso se atentar pois, nesse caso, ao contrário dos imóveis residenciais, não é possível fazer uso do FGTS (Fundo de Garantia) via SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

Além dos requisitos listados, existem alguns básicos a serem cumpridos antes de assinar um contrato de financiamento, são eles:

  • ser brasileiro ou de outra nacionalidade, desde que seja naturalizado em nosso país;
  • ter idoneidade cadastral e capacidade civil;
  • possuir mais de 18 pessoas;
  • ter renda suficiente para pagar as parcelas do financiamento ao longo de todo o período;
  • não possuir mais de 80 anos e 6 meses, pois muitos credores não aceitam conceder o crédito após essa idade,
  • ter contratado antes os seguros DFI (Danos Físicos do Imóvel) e MIP (Morte e Invalidez Permanente).

Itens a serem analisados antes de contratar um crédito

Como já mencionado, o crédito de imóvel comercial possui algumas diferenças em relação ao residencial. Uma delas diz respeito aos juros cobrados ao longo dos meses, que tendem a ser mais elevados nesse tipo de financiamento. Em média, os bancos costumam cobrar taxas entre 10 e 15% a.a, cabendo a você definir qual é a mais vantajosa do mercado antes da contratação do serviço.

Outro ponto importante diz respeito à cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). No caso dos imóveis de fins comerciais, seu valor é calculado da seguinte forma: 0,0082% a.d + 0,38% sobre o valor total do bem. No ano, o índice máximo atingido não pode ultrapassar os 3%.

Apesar de ser mais caro em relação aos financiamentos residenciais, o crédito para imóveis comerciais sai mais barato se comparado aos empréstimos pessoais consignados. Isso ocorre, principalmente, porque as taxas de juros são bem menores quando o montante concedido já possui uma finalidade.

Sabendo como financiar imóvel comercial, atente-se ao índice de porcentagem sobre o valor da propriedade que pode ser financiada pela instituição financeira. Enquanto em alguns bancos é possível parcelar cerca de 70% do total, em outros esse índice pode chegar a 80% ou mais.

Por fim, o último item analisado diz respeito ao número máximo de prestações a serem pagas pelo financiamento. No caso, o limite pode variar entre 120 (10 anos) e 240 prestações (20 anos), de acordo com cada instituição.

O passo a passo de contratação do crédito para imóveis comerciais

O passo a passo de contratação do financiamento comercial é basicamente o mesmo do residencial e do refinanciamento. Algumas etapas essenciais precisam ser seguidas em nome de um maior sucesso em toda a operação, confira:

  • cadastro no site da Melhortaxa a fim de receber as melhores opções de crédito;
  • análise de todas as propostas a fim de verificar qual credor melhor atende suas necessidades;
  • aprovação do crédito por intermédio da Melhortaxa;
  • avaliação do imóvel comercial a ser financiado, da documentação do proprietário a âmbito jurídico;
  • reunião com contratante e contratado organizada pela nossa equipe. Nesse momento ocorre a assinatura do contrato de concessão do crédito;
  • registro das papeladas assinadas em cartório;
  • liberação do montante solicitado na conta do solicitante,
  • início do pagamento das prestações sob juros mensais, sujeitas a amortizações e portabilidade.

A Melhortaxa te ajuda a encontrar o melhor crédito comercial

Ao efetuar o cadastro no site da Melhortaxa, nossa equipe fará uma análise completa do seu perfil e, ao mesmo tempo, verificar os juros e condições de cada instituição financeira. Com isso, o interessado receberá toda a assistência necessária, desde a escolha do credor até o fechamento do contrato.

A grande vantagem é que todo o serviço é feito gratuitamente pelos nossos especialistas, a fim de permitir ao cliente fechar um excelente negócio. Portanto, não perca mais tempo e cadastre-se já em nosso site e encontre a melhor solução de financiamento de imóvel comercial.

Veja Também