Na busca por melhores condições de financiamento, é comum que muitos brasileiros procurem compor a renda familiar com algum parente. Dessa forma, conseguem aumentar orçamento total na hora de contratar uma linha de crédito.

Mas o que é renda familiar? Esse é o nome dado à soma da renda individual de todos os moradores de uma residência. Quando se divide esse valor total pelo número de pessoas na casa, obtém-se a renda per capita. 

As opções são as mais variadas para adicionar ao seu orçamento, indo desde cônjuges até irmãos e tios. Conheça detalhes sobre como funciona esse processo e os cuidados para ter uma boa saúde financeira.

Membros que podem compor uma renda

No cálculo de renda per capita, cada credor possui uma norma sobre como a composição de renda familiar pode ser feita entre membros da mesma família. Em geral, o modo mais comum de juntar esse valor é pelas finanças entre um casal, embora também possa incluir:

  • Namorado;
  • Filhos e enteados;
  • Padrasto e madrasta;
  • Mãe e pai;
  • Sogros;
  • Irmãos;
  • Tios,
  • Primos.

É válido lembrar que se o financiamento imobiliário for um contrato pela Caixa Econômica Federal, é possível acrescentar amigos na renda familiar. Contudo, a maioria das instituições costuma aceitar apenas parentes de primeiro grau e limitar a três pessoas o número de integrantes que irão compor a renda.

renda familiar

Entenda a análise da composição da renda familiar

Essa análise é um processo que pode ser feito tanto pelas instituições financeiras como por um agente bancário, como a Melhortaxa. Mas como comprovar a renda familiar?

Com a nossa assessoria, os bancos irão solicitar do cliente todos os documentos capazes de comprovar renda conjunta. Isso inclui desde RG e CPF até papéis originais, como holerite dos últimos meses trabalhados, carteira de trabalho, extratos bancários e do FGTS.

Como esse é um processo que envolve mais de uma pessoa, todas devem apresentar a documentação solicitada a fim de dar continuidade à comprovação da renda familiar. Por isso, ninguém deve ter restrições no nome, um dos motivos capazes de barrar a concessão do crédito imobiliário.

Quais os benefícios de compor a renda familiar?

A principal vantagem de compor uma renda familiar na hora de solicitar um financiamento é a possibilidade de adquirir um empréstimo maior. Isso porque muitas pessoas não possuem renda bruta suficiente para comprar um bem de alto valor, mas juntando dois ou três orçamentos, essa aquisição se torna possível.

Além disso, com uma renda familiar alta é possível facilitar a aprovação do crédito. Com a junção do orçamento mensal de duas ou mais pessoas, as instituições financeiras entenderão que o risco de inadimplência tende a ser menor.

O FGTS na composição de renda

Na hora de comprovar a renda familiar per capita, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um importante aliado. Ou seja, com o fundo é possível juntar o saldo ativo de todos os contratantes do financiamento amortizando o crédito, seja para quitar várias prestações de uma só vez ou pagar a entrada.

Cuidados a serem tomados ao compor uma renda

Na hora de escolher as pessoas físicas que farão parte do cálculo de renda familiar do seu financiamento imobiliário, saiba se elas estarão dispostas a dividir os custos das parcelas todos os meses. Isso quer dizer que não adianta incluir um membro ao cálculo se ele não quiser comprometer seu orçamento.

É bom lembrar da importância de ter um planejamento financeiro antes de assumir qualquer dívida de grande porte, como a de um crédito imobiliário. Além dos gastos mensais com as prestações, também haverá custos, como o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

A pessoa com quem irá compor a renda familiar deve ser alguém de confiança e capaz de assumir a responsabilidade de pagar as parcelas em dia. Afinal, caso alguma prestação fique atrasada, os nomes de ambos os contratantes estará na lista de inadimplentes.

Orçamento pessoal não pode ter mais de 30% comprometido

Tenha em mente que mesmo compondo a renda familiar ao solicitar um crédito com os menores juros do mercado, não se pode comprometer mais de 30% do orçamento. Dessa maneira, é possível que todos os membros da renda mensal per capita não fiquem com o orçamento comprometido.

Amplie o seu orçamento com a ajuda da Melhortaxa

Buscando por um financiamento imobiliário com as melhores condições? Cadastre-se no site da Melhortaxa e encontre a opção de crédito capaz de atender perfeitamente ao seu perfil.

De maneira 100% gratuita e com toda a assistência necessária, desde a simulação do crédito até a assinatura dos contratos, nossa equipe especializada está pronta para assessorar quem precisa de crédito com as melhores condições.