Existem diversas modalidades disponíveis no mercado para você financiar a compra do seu imóvel. Uma delas é o financiamento imobiliário pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o chamado termômetro da inflação no Brasil.

Como esse índice está atrelado a importantes variáveis da economia, como a taxa básica de juros – Selic –, ele se reflete também nos financiamentos imobiliários. Esta linha de crédito está disponível, e você pode decidir aplicá-la na compra de imóveis em construção, novos e usados, ou até mesmo para reformas.

Acompanhe o texto que a Melhortaxa preparou com exclusividade e entenda como funciona essa nova modalidade de financiamento, o que é IPCA no financiamento imobiliário e se ele realmente vale a pena.

Por que optar pelo IPCA?

O IPCA tem como objetivo monitorar as mudanças de preços dos produtos e também dos serviços no país. No setor imobiliário, é possível fazer a indexação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo e aproveitar a variação da inflação.

No Sistema Financeiro de Habitação (SFH), os contratos são corrigidos pela Taxa Referencial (TR), e as instituições financeiras credoras aplicam a sua porcentagem de juros, que variam entre 8% e 10% – tanto para imóveis novos quanto usados.

Se você está decidindo entre fazer financiamento imobiliário IPCA ou TR, saiba que o índice do IPCA previsto para este período é de 3,8% ao ano. Além disso, em um financiamento cuja correção acontece pela TR, calculada pelo Banco Central, os juros pagos em cima do valor da dívida são fixos. 

Já em um financiamento imobiliário pelo IPCA, os juros fixos sobre o valor total da sua dívida serão constantemente corrigidos pela inflação do país, medida através do índice. Por isso, nessa modalidade de crédito, a taxa de juros é menor que as demais, podendo variar de 2,95% a 4,95% ao ano. 

Outra diferença em comparação a outros tipos de crédito é o prazo. Os contratos de financiamento de até 80% do valor do imóvel contam com o prazo máximo de 360 meses.

Quais são as vantagens do financiamento pelo IPCA?

O financiamento imobiliário pelo IPCA pode ser considerado uma linha de crédito que se adequa ao seu orçamento, porque cabe no seu bolso. A renda familiar exigida nesse caso é menor que em outras linhas, o que tem como consequência valores de prestações mais em conta.

Comparando financiamento imobiliário TR x IPCA, é possível perceber que, no financiamento pelo IPCA, as parcelas iniciais são menores, atingindo uma diferença de 30% a 50% da TR. A taxa fixa de juros também é menor e os valores são reajustados com a variação da inflação.

Esta é uma vantagem competitiva caso você more de aluguel, já que é possível financiar um imóvel com parcelas mais baratas. Se você pensa em comprar um apartamento para investir, esta também é uma opção.

Ou seja, é possível adquirir um imóvel mais caro com uma parcela de valor mais acessível. Porém, o financiamento pelo IPCA pode trazer mudanças caso a inflação aumente, fazendo você sentir a diferença no valor do seu financiamento.

Desvantagens do financiamento pelo IPCA

Por mais que as taxas de juros sejam as menores entre as modalidades de financiamento existentes, esta linha de crédito pode ser considerada uma das mais arriscadas para os financiamentos imobiliários de longo prazo.

Isso porque a inflação no Brasil tem picos de oscilação maiores que os da TR, o que pode causar uma grande diferença no valor da parcela, aumentando-a mais que o esperado no período em que as taxas ainda estavam baixas.

Além disso, não há como prever os níveis de inflação. Por isso, segundo especialistas, é um cenário arriscado, já que quanto maior é o prazo de financiamento, maior é o risco de aumento de valores. O ideal é que quem optou pelo financiamento IPCA consiga amortizar o financiamento caso seja necessário.

Financiamento imobiliário é com a Melhortaxa!

Decidir comprar um imóvel pode gerar uma série de dúvidas, não é mesmo? Assim, ter uma assessoria especializada em crédito imobiliário faz toda a diferença nesse processo.

Conte com a nossa equipe, preencha o formulário de cadastro, receba as melhores propostas de acordo com o seu perfil e veja que o financiamento imobiliário pode ser muito mais simples com a ajuda de especialistas do mercado.