Entre as linhas de crédito disponíveis no mercado, o consórcio é uma das mais utilizadas pelos brasileiros. Isso porque ele é um investimento seguro e flexível que não possui cobrança de taxas de juros. Afinal, você sabe como funciona essa modalidade e qual o melhor consórcio

A principal diferença do consórcio para outras linhas – como empréstimo e financiamento – é a participação em sorteios e lances, além da impossibilidade de compra imediata do bem desejado. Por isso, é importante conhecer suas nuances. 

Está pensando em participar de um consórcio, mas não sabe como decidir pela melhor opção? Acompanhe o texto a seguir e tire todas as dúvidas que tiver sobre o tema!

Como funciona o consórcio?

Para entender na prática o que é consórcio, não há nada melhor que falarmos sobre a principal funcionalidade dele. Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que ele faz parte da categoria de modelos de aquisição, o que significa que você fará parte de um grupo de outros interessados em adquirir um bem em comum.

Nesse caso, as parcelas são pagas mensalmente e, em troca, a administradora do consórcio realiza sorteios para contemplar um ganhador – que é então apreciado com o valor e pode realizar a compra do bem que deseja. Isso não significa deixar de pagar as parcelas depois de contemplado, mas sim apenas “ganhar a vez”.

Até o fim do período estabelecido no contrato, todos os participantes têm acesso à chamada carta de crédito para concorrer ao sorteio. Quem quer aumentar as chances de ser contemplado pode ofertar um lance e antecipar parcelas, como uma espécie de entrada.

Como escolher a melhor opção de consórcio?

Para compreender qual o melhor consórcio é preciso considerar diversos fatores: o prazo do contrato, a reputação da administradora e, principalmente, as taxas. Apesar de não ter juros sobre as parcelas, há a cobrança de taxas administrativas. 

A associação é organizada por empresas especializadas, que devem ser reconhecidas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. Por isso, lembre-se de pesquisar a fundo sobre a qualidade da administradora do consórcio antes de fechar negócio. Confira a seguir como proceder para as diferentes categorias:

Consórcio de carros

Para quem deseja trocar de veículo, o consórcio é uma das modalidades mais recomendadas. Por isso, é natural se deparar com mais opções nessa categoria que na de imóveis, por exemplo. Para definir qual o melhor consórcio de carros, é recomendável se atentar a algumas particularidades.

O primeiro passo é definir o modelo de carro a comprar – há também a possibilidade de consórcio para motos, caminhões, etc. Também deve-se especificar o estado do veículo, se é novo, seminovo ou usado. Quanto mais detalhes, mais específica é a busca para o grupo de utilização.  

Consórcio de imóveis

Para quem pesquisa qual o melhor consórcio de imóveis, o planejamento deve ser ainda maior. O consórcio imobiliário exige ainda mais organização financeira, já que as parcelas costumam ser maiores. É necessário apresentar garantias como em qualquer outra linha de crédito, além de disciplina para o pagamento mensal.

Vale lembrar que cada instituição trabalha com taxas próprias, portanto é importante pesquisar as opções para definir o melhor banco da modalidade. A taxa de administração pode chegar a 20%, o que impacta diretamente o valor final – ainda assim, ela é menor que as taxas de financiamento.

Como fazer parte de um consórcio?

Por fim, mas não menos importante, você deve estar se perguntando o que precisa para fazer um consórcio. O primeiro passo é analisar as próprias finanças e entender se é possível bancar as parcelas mensais. Não é recomendável assumir uma dívida que ultrapasse 30% do orçamento mensal.  

Como dito anteriormente, avaliar a reputação da administradora também é de suma importância. Ela será a principal responsável por gerir o fundo de associados e realizar os sorteios mensais. 

No fim das contas, planejamento é tudo na hora de definir qual o melhor consórcio. Na conta do consórcio de carros, inclua manutenção do veículo, pagamento de impostos e outros gastos. O mesmo vale para o imóvel, que demandará uma mudança de hábitos financeiros assim que contemplado. 

Saiba tudo sobre crédito com a Melhortaxa

Agora que você já sabe como definir qual o melhor consórcio, fica mais fácil se planejar financeiramente em busca da realização dos seus sonhos. Seja para comprar um carro, seja para comprar um imóvel, o grande trunfo é saber organizar as finanças e não agir por impulso.

Quer aprender mais sobre como organizar o orçamento para fazer a melhor escolha de crédito e ainda economizar? Continue acompanhando o blog da Melhortaxa e confira nossos textos sobre finanças pessoais